Anúncio

As selfies vieram para ficar. É impossível navegar durante um minuto no Facebook ou no Instagram sem ver alguém que tirou uma foto de si mesmo. Apesar de ser moda, existem muitas pessoas que se sentem frustradas por não conseguirem tirar a foto perfeita! Por isso, resolvemos compartilhar algumas dicas para tirar fotos de si mesmo.
Estas dicas são extremamente eficazes, mas você só vai conseguir melhorar os seus resultados se praticar de forma constante alguns destes conselhos. Ou seja: quanto mais selfies, mais craque! Bora!

1. Selfie não é apenas rosto
Uma das coisas que você tem que modificar na sua mente é pensar que selfie é apenas o rosto. A selfie é uma foto que você tirou de si mesmo, independentemente dessa foto ter sido da sua cara, do seu pé ou da sua mão! As selfies têm como principal foco as novidades que você tem para contar aos seus amigos. Então, se você ganhou um relógio, um par de sapatos ou uma nova camisa, considere tirar uma selfie desses objetos.

2. Corte o seu rosto
Para tirar uma boa foto, você não precisa focar seu rosto por completo. Bem pelo contrário! Muitas vezes, uma boa selfie tem apenas uma parte do seu rosto. Se as suas selfies não estiverem ficando boas, experimente “cortar” a imagem perto do olho mais próximo, tal como mostramos na imagem ao lado. Para fazer isso, existem diversos aplicativos de edição de imagem gratuitos que podem ser baixados tanto no Android quanto iOS. Assim como diversos programas para PC.

3. Relaxe seu rosto antes de tirar fotos
Entenda, relaxar seu rosto não significa que você não pode utilizar expressões faciais. O problema é que, muitas vezes, partes do rosto como as sobrancelhas, testa e até mesmo boca podem ficar tensos. Portanto, antes de dar um belo sorriso ou mesmo fazer outras expressões faciais, tire um momento para relaxar seus músculos faciais. Você irá notar a diferença nos detalhes.

4. Fique num dos cantos superiores da foto
Outra dica é deixar o seu rosto num dos cantos superiores da foto. Desta forma, o seu rosto não será o único foco da foto e passa a ser um bom complemento para a restante paisagem. Para saber se está posicionada da forma correta, verifique se o seu olho está no último terço da imagem. Agora, caso vá tirar uma foto que inclui uma bela paisagem ao fundo e você deseja destacá-la tanto quanto você, experimente colocar-se no centro.

5. Utilize a água
A água pode ser um excelente aliado na sua selfie. Em primeiro lugar porque cria um maior brilho na sua pele e cabelos. Além disso, uma pele molhada parece ser sempre mais bonita do que uma pele seca. Obviamente, um dos cuidados que deve ter é com o corpo. Se ele for um bom complemento para a sua selfie, deve também ter cuidado com a pose. Se você não quiser que o seu corpo apareça, uma foto onde aparece apenas do pescoço para cima pode ser uma boa opção.

6. Aproveite reflexos
Outra excelente dica, muitas vezes relacionada à água, mas que também pode ser aproveitada com espelhos é a utilização de reflexos. Reflexos do céu em um lago ao fundo na hora de tirar fotos de si podem gerar resultados realmente belos, por exemplo. Caso vá tirar fotos com espelhos, seja cuidadoso ao verificar quais elementos estão sendo refletidos e tente posicionar-se da melhor forma para evitar elementos indesejados.

7. Atenção no foco
O foco em sua fotografia é um dos elementos mais críticos para garantir que a mesma tenha qualidade. Uma foto desfocada e embaçada, por mais que tirada em ótimas circunstâncias e um excelente local, realmente não conseguirá transmitir bons resultados. Caso sua mão esteja tremendo muito, considere a próxima dica ou, ainda, utilize um tripé com temporizador ou outros acessórios para tirar fotos.

8. Tire foto com as duas mãos
Quando você tira uma foto, geralmente você tem duas opções: utilizar uma ou duas mãos. Se você está começando a tirar fotos, as duas mãos pode ser a opção mais simples e mais eficaz. Em primeiro lugar, porque você tem um novo elemento na foto (o outro braço) e pode ajudar a disfarçar a sua falta de experiência. Por outro lado, dá um maior equilíbrio à sua câmera.

9. Utilize os apps certos
Uma boa selfie não surge apenas no momento do disparo. Para você conseguir uma boa selfie, precisa editá-la da melhor forma depois. Os filtros do Instagram podem ser uma boa ajuda, mas ainda não o suficiente. Pesquise e use apps específicos pra isso.

10. Coloque a sua câmera por cima da cabeça
Uma boa ajuda na hora de tirar uma selfie é posicionar a câmera do seu smartphone por cima da sua cabeça. Além disso, pode sempre aproveitar esse momento para mostrar outra parte da sua casa (um sofá, por exemplo)ou sua roupa nova. Mas cuidado, ao fazer isso, é importante não tirar todo o seu corpo e deixar apenas a cabeça com a paisagem no fundo da foto. Tente enquadrar pelo menos seu torso, da cintura ou peitoral para cima na imagem para obter os melhores resultados.

11. Encontre o seu ângulo
Todos nós temos o nosso melhor ângulo. Todos! Cabe a você encontrar aquele que é o seu melhor ângulo. Além de experimentar os lados direitos e esquerdo, experimente também posicionar a câmera um pouco acima da cabeça, fazer alguma alteração com as sobrancelhas ou até mesmo com os lábios. Tudo é válido na hora de melhorar a sua selfie!
Uma dica especial para que não consuma muito tempo, normalmente fotos tiradas com a câmera abaixo do rosto raramente são consideradas o melhor ângulo. Isso porque exibem muito o pescoço, narinas e tendem a fazer com que a iluminação esteja atrás de você, o que não é ideal – como mencionamos anteriormente.

12. Desfoque o fundo
Diferente do que muitos pensam, desfocar o fundo não serve apenas para esconder imperfeições que você não deseja mostrar do ambiente em que se encontra na hora da foto. É possível aproveitar este recurso para destacá-lo na imagem, enquanto também produzindo um resultado final extremamente agradável aproveitando as cores no fundo desfocado. Faça um experimento tirando uma foto com foco apenas em você – o elemento mais próximo à câmera!

13. Ajuste suas roupas
Ao tirar fotos de você, enquadrando pelo menos parte de seu torso, não se esqueça de ajustar suas roupas. Afinal, por mais que o resultado final seja realmente excelente, você pode acabar frustrado ao notar uma mancha na camisa, uma alça de sutiã ou qualquer outra imperfeição em suas vestimentas. Claro, ainda é possível utilizar aplicativos para editar a foto, mas o resultado natural ainda é mais viável.

14. Tire várias fotos consecutivas
Apps permitem tirar várias fotos em poucos segundos. Desta forma, fica mais fácil encontrar a sua foto perfeita. Algumas fotos podem sair tremidas, em outras você pode estar piscando e, ao tirar várias consecutivas, poderá ainda economizar o tempo de verificar cada tentativa.

15. Conheça os tipos de luz
É importante considerar que tipo de iluminação você possui. Luz natural normalmente garante os melhores resultados, enquanto luzes fluorescentes deixam as fotos com tons mais frios e luzes halogenas ou de tungstênio (amarelas), assim como luzes de vela deixam sua fotografia com tons mais quentes. Experimente com diferentes tipos de luz e veja o resultado final na temperatura da cor.

16. Tenha a luz contra você
Parece ser amador mas…muitas pessoas ainda cometem este erro! Ter a luz contra você ajuda a tornar a sua pele mais brilhante, realça as suas qualidades e deixa a foto mais iluminada. Por melhor que seja a sua pose, se você tiver a luz nas suas costas, os resultados vão ser péssimos!

17. Timing é tudo!
Muitas vezes, o segredo para uma boa selfie, é o timing com que ela é tirada. Uma foto tirada num evento importante com uma qualidade mediana, pode ter um grande impacto. Por outro lado, uma boa selfie num momento comum, pode vir a não gerar grande resultado. O segredo é estar mesmo com o seu iPhone ou Android sempre à mão e pronto para tirar a selfie no momento certo!

18. Evite elementos indesejados
Ao tirar fotos de si, é importante tomar cuidado com seus arredores e no que está atrás. De acordo com seus objetivos, certifique-se de que não está incluindo outras pessoas, objetos ou elementos indesejados na fotografia. Faça isso especialmente antes de tirá-la e avalie o resultado final com cuidado para não acabar com uma gafe publicada nas redes sociais.

19. Não exagere no número de selfies
A qualidade das suas selfies tende a cair a partir do momento que você exagera no número de selfies! Então, um dos segredos é saber dosar um pouco este vício de tirar fotos de si mesmo. Lembre-se: quantidade não é qualidade! Além do que, um pouco de variedade em suas próprias fotografias é uma excelente forma de engajar seus seguidores nas redes sociais.

20. Prefira usar luz natural
Luz natural é o melhor tipo de luz, já que ela dá o brilho perfeito, mesmo para pessoas que não usam ou não podem usar maquiagem no momento. Evite usar luz artificial para usar em suas fotos, dando preferência à iluminação dada pelo Sol.

21. Evite sombras
Especialmente útil quando estiver usando luz natural, evite a projeção de sombras na foto, já que apagará uma parte de seu rosto na imagem. Os melhores horários para usar luz do Sol é bem de manhã, ao nascer do sol, ou no final do dia, quando ele está se pondo. Evite horários como meio-dia ou uma hora da tarde, já que é onde o Sol está mais forte e mais propenso a gerar sombras na sua foto.

22. Prefira fotos de manhã
Se quiser aperfeiçoar ainda mais o uso dos horários do dia para tirar fotos, prefira a manhã. Como está no início do dia, sua pele e cabelo não irão ainda ter sido afetados por suor, vento ou umidade do ar. Mas lembre-se de lavar o rosto para não aparecer com cara de sono! Além disso, assim como mencionamos anteriormente, poderá aproveitar muito bem a iluminação natural neste período do dia.

23. Tirar fotos em locais diferentes
Outra excelente dica na hora de tirar fotos é diversificar nos locais. Se mora em uma cidade litorânea, não tire fotos sempre na praia, por exemplo. Elas realmente podem ser muito belas, mas podem acabar ficando um pouco cansativas de se olhar ou entediantes para o caso de estar compartilhando-as nas redes sociais.

24. Saiba quando usar o flash
Se está em um momento onde não é possível ter luz natural, lembre-se de ser comedido em relação ao uso do flash. Apesar de útil, o equipamento pode fazer suas fotos “estourarem”, ou seja, fiquem demasiado iluminadas, de maneira que estraga a imagem.

25. Certifique-se que o horizonte está reto
Ao tirar fotos que exibam o horizonte, como em uma praia por exemplo, certifique-se que o horizonte está posicionado como uma linha reta horizontal. Esse é um ponto de referência de imagens que, freqüentemente quando quebrado, acaba deixando o resultado final um tanto quanto estranho.

26. Aproveite referências
Mesmo fotógrafos profissionais não tiram todas suas fotografias utilizando apenas suas próprias ideias. Portanto, aproveite referências em fotografias disponíveis nas redes sociais ou mesmo em uma pesquisa rápida no Google. Confira o estilo que te agrada e tente replicá-lo na hora de tirar fotos de si. Mas claro, dê seu próprio ar de originalidade e tente fazer com que o resultado final não fique igual à referência utilizada.

27. Perca a timidez!
Se não trabalha como modelo, está na hora de fingir que é um. Deixe a timidez de lado e prepare sua melhor pose – mesmo que seja pose de introvertido! – e comece a tirar fotos de si mesmo. Deixe a vergonha de lado, aproveite nossas dicas e tire fotos fantásticas de si mesmo!