Anúncio

Quem vê o sorriso dela, sua simpatia, não imagina o sofrimento diário que enfrenta. A cabeleireira Priscilla Pesente Borzani, de 37 anos, teve que amputar as pernas ano passado por conta de complicações causadas pelo diabetes.

Sem aposentadoria especial devido a lentidão processual da previdência social e sem conseguir trabalhar por causa das dores no ciático, Pri Borzani vem fazendo semanalmente rifas e campanhas para manter-se financeiramente e para conseguir seu sonho: próteses que permitiriam que ela caminhasse e voltasse a trabalhar novamente.

O diabetes surgiu durante a gravidez do filho – hoje com 9 anos. Cinco anos atrás, quando ela morava no Espírito Santo, pisou numa ostra na praia e teve a primeira infecção. Infelizmente elas não pararam e chegaram aos ossos.

O diabetes é uma doença que vem crescendo por todo o mundo, sendo uma das causas mais comuns da amputação de pernas e pés. Grande parte dessa consequência é precedida de uma ulceração nos pés, que pode ser prevenida ou tratada adequadamente, evitando complicações. Mas no caso de Priscilla, as infecções só pioraram e ela passou os últimos anos entre tratamentos e hospitalizações.

Em 2021 fez a amputação de um dedo do pé esquerdo; ano passado, depois de uma infecção generalizada, teve que amputar as duas pernas em outubro. As amputações colocaram em risco a vida dela por causa de paradas cardíacas e respiratórias.

“Perdi minhas pernas, mas não perdi a fé em Deus” frisou em entrevista ao in Foco.  Segundo ela, os próprios médicos da Unesp a aconselharam a adquirir próteses mais leves e confortáveis das fornecidas pelo SUS . Além disso, estimativas apontam que só 10% dos amputados conseguem próteses via SUS.

Pri está tentando uma consulta na Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD) para tentar realizar seu sonho, mas ainda nem conseguiu uma ambulância da prefeitura para levá-la.

“Tenho fé que vou conseguir” reforçar com o sorriso e a determinação de sempre. Para colaborar, você pode adquirir uma das rifas dela. Basta acessar suas redes sociais.

 https://www.facebook.com/pri.borzanivia 

https://www.instagram.com/priborzani/

Mais informações (14)99878.4633