Anúncio

Um momento esperado chegou! Desde ontem, dia17, estabelecimentos comerciais e serviços de todos os setores econômicos não tem mais limite de horário e nem de capacidade de ocupação de público. Há apenas a recomendação para que aglomerações sejam evitadas e o uso da máscara continua obrigatório.

Também serão liberados os eventos sociais, culturais e as feiras corporativas com controle de público. Continuam proibidos apenas shows com público em pé, pistas de dança e torcida em estádios de futebol, que devem ser autorizados em 1º de novembro.

Embora as flexibilizações estejam autorizadas para todos os 645 municípios do estado, seis cidades do ABC Paulista decidiram manter regras mais rígidas por medo de aumento de contaminações. Veja abaixo perguntas e respostas sobre as novas regras da quarentena em SP:

O que volta a funcionar sem restrição de horário?

  • Restaurantes, bares, cafés e lanchonetes;
  • Lojas, shoppings, galerias e outros comércios não essenciais;
  • Salões de beleza, barbearias e clínicas de estética;
  • Museus, cinemas, teatros e shows com público sentado;
  • Academias de ginástica, clubes e centros esportivos.
  • Serviços essenciais como supermercados, postos de gasolina, bancos e farmácias já estavam autorizados a operar em qualquer horário.

 

O que continua proibido?

Shows ou eventos com público em pé;

Pistas de dança;

Torcida em estádios.

Eventos que geram aglomerações – casas noturnas, shows de médio e grande porte, competições esportivas com público etc. – continuam proibidos, com possibilidade de reabertura condicionada aos resultados de eventos-modelo sob supervisão das autoridades de saúde e à averiguação do Centro de Contingência do Coronavírus”, diz o governo estadual. A maioria dos eventos está condicionado a apresentação de comprovantes de vacinação ou testes.

 

O uso da máscara ainda é obrigatório?

Sim. O uso da máscara continua sendo obrigatório no estado de São Paulo em todos os ambientes. A gestão estadual também recomenda que o distanciamento social e os protocolos de higiene sejam mantidos.

 

É permitido circular à noite?

Sim. A restrição de circulação noturna (“toque de restrição”), que valia das 23h às 5h, foi suspensa em 1º de agosto em todo o estado.

 

A população já está imunizada?

Não completamente. De acordo com o Vacinômetro, 91% dos adultos com mais de 18 anos já foram imunizados com a primeira dose no estado até esta segunda (16). Mas a aplicação da segunda dose ou da dose única atingiu apenas 28,2% da população adulta. Os adolescentes de 17 a 12 anos devem começar a receber as doses a partir de quarta-feira (18).

Para que a proteção seja eficaz, é necessário que o esquema vacinal esteja completo para um grande percentual da população. Mesmo após receber as duas doses, especialistas recomendam que uso de máscara e distanciamento sejam mantidos até que a transmissão do vírus caia consideravelmente.

 

A pandemia acabou?

Não. Os indicadores de saúde como internações, casos e mortes estão bem menores do que os observados no colapso de março e abril, pior momento da pandemia. No entanto, os números ainda são altos, semelhantes aos verificados no pico da primeira onda da doença, em julho de 2020.