A Polícia Civil de Piraju cumpriu, na tarde de quarta-feira (7), o mandado de prisão preventiva contra um homem de 57 anos, ex-treinador de futebol, investigado pelo crime de estupro de vulnerável.

A captura ocorreu no bairro Castilhão, em decorrência de ordem judicial expedida após representação da autoridade policial com manifestação favorável do Ministério Público. A medida é fruto de uma investigação que esclareceu abusos sexuais praticados durante aproximadamente três anos contra um adolescente que frequentava uma escolinha esportiva do município.

As apurações tiveram início em janeiro de 2026, data em que – segundo a Polícia – o adolescente procurou o Conselho Tutelar e relatou que as investidas do suspeito haviam começado quando ele tinha cerca de 12 anos. Segundo o apurado pela equipe policial, o investigado se aproveitava da relação de confiança estabelecida na rotina de treinos para praticar os atos de natureza sexual, atuando principalmente ao término das atividades esportivas, momento em que ficava a sós com a vítima. Na verdade, o caso foi revelado pela irmão da vítima em redes sociais como veiculou o in Foco à época.

Ao longo do inquérito, os policiais reuniram documentos, depoimentos e submeteram o jovem ao procedimento de depoimento especial. Na ocasião, a vítima descreveu abordagens indevidas sob a justificativa de supostas avaliações físicas, além de relatar ameaças e pressões psicológicas que a intimidaram a manter segredo por anos.

Em cumprimento a um mandado de busca e apreensão na residência do suspeito, os agentes recolheram um telefone celular e um dispositivo de armazenamento digital. A análise do material revelou contatos particulares, conversas e convites para encontros com adolescentes fora do ambiente de treinos, elementos que reforçaram o conjunto probatório.

Com o encerramento do caso principal, a autoridade policial indiciou o investigado por estupro de vulnerável e representou pela prisão preventiva, fundamentada na gravidade dos fatos e no risco de reiteração das condutas. O pedido foi aceito pelo Poder Judiciário. Paralelamente, a Polícia Civil levantou a existência de outros boletins de ocorrência anteriores contra o mesmo homem, com relatos de condutas semelhantes envolvendo garotos que treinaram sob sua orientação em anos como 1998, 2001 e 2004, além de menções a episódios mais recentes.

Embora o inquérito referente ao primeiro adolescente tenha sido concluído, as investigações prosseguem na Delegacia de Piraju para apurar rigorosamente os demais registros e identificar a eventual existência de outras vítimas.

Acompanhado por seu advogado durante o interrogatório, o suspeito negou as acusações. Após a prisão, ele foi levado à Delegacia de Polícia de Piraju, permanecendo à disposição da Justiça para a realização da audiência de custódia agendada para esta quinta-feira, da qual seguirá para o sistema penitenciário. As autoridades reiteram o compromisso com a preservação da identidade dos envolvidos e o devido cuidado no acolhimento das vítimas.