Anúncio

O Beach Tennis continua em alta por inúmeros motivos, mas principalmente pelos benefícios que traz à saúde. O professor João Rodrigues Pereira dos Santos que ministra aulas da modalidade no Centro Avareense (CA) falou sobre isso em entrevista ao in Foco.

“O Tênis desenvolve coordenação, flexibilidade e equilíbrio. O melhor é que esses benefícios podem ser usados em momentos que vão além das quadras de tênis! A flexibilidade, por exemplo, previne lesões e reduz as tensões musculares, e quanto a coordenação diminui as chances de quedas”, explica.

Segundo ele, o Beach Tennis queima em média 600 calorias por hora, fortalece as pernas, tonifica os braços e o abdômen, ao mesmo tempo melhora o fôlego.  “Além disso, realizar exercícios na areia é uma maneira saudável de fortalecer e melhorar o sistema cardiovascular, por conta de sua intensidade dinâmica”, orienta.

João Rodrigues fez especialização em Beach Tennis em 2018 na Academia Crab Beach Tennis de Ribeirão Preto, ministrado pela ex-tenista Marcela Evangelista – os primeiros no Brasil com atividades exclusivas de Beach Tennis.

Rodrigues também falou da sua trajetória como profissional. Nascido em São Paulo, ele frequentou a FMU e especializou-se em Tênis  ( Registro no CREF 016421-P/SP), mas começou cedo na profissão de maneira inusitada.

“Iniciei minha carreira no Tênis como catador de bolinhas no Clube Atlético Paulistano aos 10 anos de idade. Aos 12 anos de idade o dono da primeira academia de Tênis do Brasil “Koch Tavares Tennis Center”, o professor e proprietário Kassabian me convidou para trabalhar como pegador de bola”, conta.

Foi lá que João começou a aprender o tênis e aos 14, já era assistente nas aulas. “Aos 18 anos iniciei como professor de Tênis em São Paulo na Academia São Francisco Tênis. Depois dei aula na cidade de Tupã no Tupã Tênis Clube, Hobby  Sport, Goiânia GO durante 12 anos na Academia Tênis Center, Associação dos Servidores da Saneago, Clube Social Feminino. Em 1992 voltei pra São Paulo e fui dar aula em Avaré na Associação Avareense onde fiquei 2 anos. Em 1994 vim dar aula no Centro Avareense onde estou até hoje”, finaliza o professor que é um dos mais queridos do clube.

(Fotos Arquivo pessoal do professor)