Imagem ilustrativa
Anúncio

Para quem quer um 2023 com mais saúde e tranquilidade, exercício físico é fundamental e uma das modalidades que mais tem atraído as pessoas, é o Muay Thai, a arte marcial tailandesa milenar. A modalidade  tem aulas e treinamentos voltados não só para o público masculino, mas também para o feminino e o infantil, e sua procura só cresce nas academias e clubes.

E não por acaso; o boxe tailandês oferece inúmeros benefícios para corpo e mente. Contudo, a modalidade que guarda semelhanças com o kickboxing é muito mais do que uma sucessão de golpes. O muay thai exige disciplina e postura, trabalha autocontrole, melhora condicionamento físico e promove ganho de massa muscular. Não para por aí. O treino de muay thai emagrece: estima-se que em uma hora de aula perde-se de 600 a 900 calorias, podendo passar de mil, dependendo da intensidade do treinamento e da resistência, idade e biotipo do praticante.

A professora Tatiana Catarina Alves, graduação Preta no Muay Thai, ministra aulas no Centro Avareense e confirma os benefícios da arte (veja abaixo). Ela conta que pratica o Muay Thai há mais de 15 anos. “Em 2007 comecei o Muay Thai, sempre gostei muito de esporte e estava a procura de uma atividade física, mas nada me encantou tanto como esse esporte. O que era pra ser só uma atividade física, hoje faz parte da minha vida. A cada treino que passava cada vez mais apaixonada, logo comecei a competir e o gosto pelo esporte só foi aumentando!”, relata. “Além de por a prova todo treino e aprendizado, o respeito com colegas de treinos e adversários”, complementa.

Ela relaciona os benefícios do Muay Thai:

  • Melhora condicionamento físico; Traz força e resistência muscular, melhora o sistema cardiorrespiratório
  • Contribui para o processo de perda de peso por se tratar de um esporte aeróbico e promove uma boa queima calórica durante e após atividades.
  • Desenvolve disciplina, concentração e melhora a autoestima.
  • Melhora a agilidade e elasticidade corporal; praticar arte marcial é sempre uma boa forma de melhorar a agilidade, a elasticidade e flexibilidade do corpo algo que somado à resistência e força, além de desenvolver a velocidade física e agilidade mental.
  • Ajuda a amenizar o estresse e a ansiedade, para trazer mais bem-estar mental e emocional
  • A prática de exercícios físicos é considerada indispensável, por ser uma atividade bem intensa e o Muay Thai é ótimo para reduzir o estresse e ansiedade, a insonia. Mantém o corpo fortalecido e em equilíbrio. Melhora autoestima e a felicidade.

 

Professora Tatiana Catarina Alves