Anúncio

Avaré termina a semana com 11.574 casos confirmados de coronavírus e 272 óbitos pela doença. Felizmente, deste número  11.274 curados são de pessoas curadas.  Há ainda 19 em isolamento domiciliar e apenas 5 pacientes internados na Santa Casa de Misericórdia de Avaré.  Como noticiamos essa semana, pela primeira vez desde janeiro deste ano, a UTI da SC tem baixa ocupação; hoje, dos 15 leitos destinados ao tratamento da doença, 5 estão ocupados. Na enfermaria a situação também é a mesma: dos 16 leitos, 5 estão com pacientes.

A cidade teve seu ápice da pandemia em junho, quando 60 mortes e mais de 2.200 casos foram registrados. Só em 2021, foram mais de 250 mortes infelizmente. Foram muitos momentos de desespero e tristeza por tantas perdas e a Santa Casa chegou a suspender brevemente os atendimentos, devido a crise dos medicamentos utilizados no tratamento que chegaram a sumir do mercado.

Personagem de fundamental importância no atendimento aos pacientes da pandemia, o provedor Miguel Chibani foi extremamente elogiado pela forma como conduziu a crise que a saúde enfrentou. Essa semana, ele fez um balanço da situação atual ao in Foco.

“Não combatemos só a pandemia; combatemos também a falta de conscientização, o subpreço dos produtos, mas tudo isso fortaleceu nossa saúde, valorizou o SUS que nunca foi visto como plano de saúde”, analisou Chibani. “Perdemos amigos, familiares, foi uma lição muito séria mas, acredito que estamos superando”.

Sobre o fim da pandemia, o provedor frisou que é difícil falar sobre o assunto considerando a existência de novas cepas ou variantes, mas ele acredita que com a vacinação da população a redução da doença será cada vez mais drástica. Ele fez questão de enfatizar a importância do projeto Força-Tarefa, formado através da API (Associação Paulista de Imprensa) de Avaré, reunindo polícias, fiscais, agentes públicos em torno do combate às aglomerações para a redução da transmissão da doença. Para Chibani, o projeto simbolizou um ‘antes-e-depois’ na pandemia no contexto local.

Poucas pessoas sabem, mas a SC aumentou em 30 dias a capacidade de atendimento da UTI e o provedor disse que só com a ajuda de investimentos e pessoas essa meta foi atingida em tempo recorde. Ele agradeceu a Cooperativa Agro Industrial Holambra que, além de gerar empregos em toda a região e investir no agronegócio,  foi fundamental nesse processo, doando 12 monitores e 5 respiradores.  Outros 10 respiradores foram enviados pelo governo do Estado e com a ajuda dos empresários,  a capacidade da UTI foi ampliada. “Tenho que agradecer a muita gente. A Holambra foi fundamental para nós, pois permitiu que reequipássemos a unidade para atender as pessoas”.

Chibani fez questão de agradecer a equipe da SC e a população. “A Santa Casa fez sua obrigação que é dar suporte para a saúde, mas preciso agradecer aos médicos e aos nossos funcionários que foram excepcionais, pois só conseguimos atravessar tudo isso por causa deles. Agradeço também a população pela confiança depositada em mim”.

Finalizando, o provedor apenas pediu – mais uma vez – que as pessoas mantenham o “respeito pelo vírus e pelo distanciamento social para que cheguemos ao ano que vem livres do vírus”.