Anúncio

 

Novos dados do Censo 2022, divulgados nesta sexta-feira (23) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostram os índices de acesso ao saneamento básico e à coleta de lixo nos municípios do Brasil.

Bauru, Botucatu, Marília e Ourinhos (SP), quatro das principais cidades do centro-oeste paulista, se destacaram no ranking e figuram entre as melhores cidades do país nos dois quesitos. De acordo com o IBGE, os municípios beiram os 100% em todos os itens estudados pelo Censo, que ainda incluíram moradores com banheiros e com abastecimento adequado de água.

Avaré também figura muito bem no ranking com 99,88% com abastecimento adequado e 97,11% com esgoto adequado. Quase 100% dos avareenses tem banheiro e cerca de 98% contam com coleta de lixo. Veja abaixo os dados do IBGE.

Avaré

99,88% dos moradores com abastecimento adequado de água

97,11% dos moradores com esgoto adequado

99,88% dos moradores com banheiro

98,28% dos moradores com coleta de lixo

 

Bauru

99,68% dos moradores tem abastecimento adequado de água

98,15% dos moradores tem coleta de esgoto

99,93% dos moradores com banheiros

99,38% dos moradores tem coleta de lixo

 

Marília

99,93% dos moradores tem abastecimento adequado de água

98,5% dos moradores tem coleta de esgoto

99,96% dos moradores com banheiros

99,4% dos moradores tem coleta de lixo

 

Ourinhos

99,95% dos moradores tem abastecimento adequado de água

99,25% dos moradores tem coleta de esgoto

99,97% dos moradores com banheiros

99,6% dos moradores tem coleta de lixo

 

Botucatu

99,93% dos moradores tem abastecimento adequado de água

98,26% dos moradores tem coleta de esgoto

99,98% dos moradores com banheiros

99,37% dos moradores tem coleta de lixo

 

De acordo com o IBGE, é considerado descarte adequado o esgoto que vai para as redes públicas de coleta (geral ou pluvial) ou para fossas sépticas ou com filtro, ainda que depois de passar por esses equipamentos não seja destinado para essas redes.

As outras formas – uso de fossa rudimentar ou buraco, descarte direto em rios ou no mar, por exemplo, são consideradas inadequadas pelo Plano Nacional de Saneamento Básico.

O banheiro (cômodo com vaso sanitário e instalações para banho) que, no cotidiano, era utilizado apenas pelos moradores dos domicílios e seus hóspedes foi classificado como “de uso exclusivo” pela pesquisa.

Em Bauru, Marília e Ourinhos, o saneamento básico e o abastecimento de água são realizados por autarquias municipais. Já em Avaré e Botucatu, os serviços são administrados pela Sabesp.

 

No país

A região Sudeste (86,2%) foi a que apresentou a maior parcela da população morando em domicílios com coleta de esgoto. No sentido oposto, a região Norte (22,8%) mostrou a menor taxa nesse indicador. Entre as unidades da federação, os destaques no lado positivo e no negativo foram, respectivamente, São Paulo (90,8%) e Amapá (11,0%).

 

O estado de São Paulo (99%) teve o maior percentual de população atendida por coleta de lixo, enquanto Maranhão (69,8%) registrou a menor. O Maranhão foi o estado que mais expandiu a cobertura da coleta de lixo (16,3 pontos percentuais) entre 2010 e 2022.

As informações foram publicadas nesta sexta-feira pelo IBGE na divulgação “Censo 2022: Características dos domicílios – Resultados do universo”.