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Apesar da constante falta de água – fato que tem gerado inúmeras reclamações diárias – a Sabesp em Avaré triplicou o valor de muitas contas por causa da suposta troca de medidor.

Essa tem sido a “justificativa” para um aumento em muitas contas de água em vários bairros. O in Foco recebeu várias reclamações neste sentido e o detalhe: nenhum dos consumidores pediu a troca de hidrômetro; a companhia simplesmente faz a troca e depois cobra, aumentando as contas.

Segundo a maioria dos reclamantes, o aumento é às vezes de quase 100%. Procurado pelo in Foco, o gerente da Sabesp em Avaré Jorge Narciso disse que está aguardando uma nota do setor de Comunicação para publicar na mídia.

O relógio medidor (hidrômetro) é o equipamento que faz a apuração do consumo de água. Segundo o próprio site da Sabesp, a troca tem que ser comunicada com antecedência. “A empresa encaminha ao imóvel um comunicado com 30 dias de antecedência da troca”. Ainda de acordo com o site a troca não aumenta o valor, mas em outro trecho se contradiz.

“O consumo está associado ao uso da água no imóvel e independente da troca do aparelho. Porém, com a troca, pode ocorrer aumento do valor da conta, pois o novo equipamento terá maior precisão na medição, detectando o consumo que antes não era completamente registrado (…) Se depois da troca do aparelho o consumidor verificar uma variação do valor da conta acima de 20% a 30% – tendo o cliente mantido o mesmo padrão de consumo – pode ser um sinal de provável vazamento de água nas instalações internas do imóvel. Caso não se encontre nenhum vazamento, o cliente deve entrar em contanto com o atendimento da Sabesp pela Central de Relacionamento pelo telefone 195, nas agências comerciais ou na agência virtual. O endereço das agências estão descritos nas contas de água”.

Estranhamente, em Itapetininga, num comunicado a Sabesp afirmou que o serviço de troca é totalmente gratuito, exceto se for constatada alguma irregularidade no hidrômetro que está sendo retirado.