Mais uma semana foi marcada por prisões e uma mega operação contra o tráfico de drogas em Avaré e na região. No começo da semana, houve prisões em Fartura e Paranapanema.
Em Avaré, a Polícia Civil, por meio da Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Avaré (SP), prendeu nove pessoas durante uma operação de combate ao tráfico de drogas na quinta-feira, dia 21.
De acordo com a Polícia Civil, foram cumpridos mandados judiciais de busca e apreensão e de prisão temporária. Sete pessoas foram presas temporariamente e outras duas em flagrante, porque foram encontradas com maconha (77 gramas no total). Entre os suspeitos presos está uma mulher de 24 anos.
Segundo a DIG, a “Operação Vera Cruz” foi desenvolvida para desarticular um grupo criminoso de no mínimo 14 integrantes. A investigação foi um desdobramento da prisão de um homem por tráfico em maio deste ano, no bairro Vera Cruz, onde a maioria dos suspeitos mora.
A partir disso, uma força-tarefa foi montada pela DIG especialmente para a operação, com 65 policiais civis e 26 viaturas – cerca de 43 pessoas foram abordadas e 17 veículos vistoriados.
Os presos e as drogas apreendidas foram encaminhados ao plantão policial de Avaré.
Outras prisões
Na tarde de ontem, a Polícia Militar prendeu três indivíduos por tráfico de drogas no Parque Jurumirim em Avaré. Durante patrulhamento de rotina a equipe avistou um veículo com um casal no banco de trás. Desconfiados, os policiais fizeram a abordagem e tiveram êxito em localizar uma mala de viagem na cor rosa contendo 29 (vinte e nove) tijolos de maconha envolvida numa coberta com pó de café.
Ao ser questionado, um dos suspeitos disse aos policiais que saiu da capital paulista e foi para Londrina (PR), onde fez contato com uma pessoa desconhecida e ela colocou a bagagem no porta-malas do veículo, com o propósito de trazer a encomenda para o município de Avaré.
Ele e a companheira, uma menor de 16 anos, contou que sabia que estava que estava transportando drogas e que receberiam o valor de R$ 2 mil reais para fazer a entrega.
O jovem tem 19 anos e o terceiro suspeito era o motorista de Uber de Londrina que o delegado liberou no plantão. O casal ficou preso.
Em Itaporanga, a PM também fez um flagrante, quando uma equipe foi averiguar denúncias de tráfico no bairro Santo Antônio. Ao abordarem um indivíduo que já havia sido preso anteriormente pelo crime de associação para o tráfico e porte ilegal de arma de fogo, os policiais constataram que ele estava com uma pequena porção de maconha e que havia comprado naquele mesmo dia de outro indivíduo.
De posse das informações, as equipes diligenciaram e localizaram o suspeito e durante a averiguação, ele afirmou que comercializava entorpecentes e que a droga estava enterrada no meio da mata. O homem levou os policiais até o local que ficava a aproximadamente 10 quilômetros da sua residência, onde foi encontrado parte de um tablete de maconha pesando quase 700 gramas. Diante dos fatos, ambos foram conduzidos ao plantão policial onde o primeiro abordado (22 anos) responderá pelo porte de entorpecentes e o segundo (32 anos), por tráfico de drogas.