Anúncio

O assunto não é novo, mas tem ganhado cada vez mais holofotes e não por acaso. Como Consultora de Imagem não posso deixar de abordar moda sustentável , termo que vai muito além de qualquer modinha.

Você já parou para pensar no que consumimos pelo chamado fast fashion? Por trás das roupas que compramos está a produção em massa para atender o consumismo e os resíduos químicos provenientes desse processo. Além dos resíduos poluentes que são gerados durante a produção, cerca de 300 mil toneladas de roupas usadas, acabam sendo doadas ou descartadas.

Para se ter uma ideia, em 2015 o consumo da indústria têxtil chegou a aproximadamente 73 milhões de toneladas.

A probabilidade é que esse número crescerá 4% a cada ano até 2025. Infelizmente somente 20% desses tecidos são reciclados por ano em todo mundo.

Uma peça de roupa trilha um longo caminho, que inclui o plantio do algodão até seu descarte. Para minimizar os impactos da moda, uma das soluções é repensar o ciclo completo de vida da peça de roupa que consumimos e evitar o desperdício. Aos poucos, este panorama já começou a mudar. Grandes estilistas já estão usando em suas peças tecidos orgânicos ou feitos da reciclagem de materiais. Repensar a produção e tornar a moda sustentável e consciente é um grande desafio.

Mas, o que é moda sustentável? Também chamada de eco fashion, a moda sustentável está ligada á forma que os artigos de modas são produzidos. A moda sustentável se preocupa em usar métodos de produção que não produzam ou pelo menos minimizem o impacto ambiental.

Enquanto que a moda sustentável se preocupa com as formas de produção da indústria têxtil, a moda consciente é quando o consumidor manifesta em suas compras a preocupação com as questões ambientais e também sociais que envolvem a produção em massa das fast fashions.

Mas afinal, o que tudo isso tem a ver com meu trabalho? Em uma palavra: conexão.

Minhas clientes e seguidoras constantemente me questionam sobre acessórios e looks que uso várias vezes, sem medo de repetir uma peça (ou muitas), usando criatividade, mas principalmente respeitando o que elas transmitem sobre mim.

É neste ponto que quero chegar: não há como ser elegante sem um estilo e só quem se conhece, o descobre através do processo de Consultoria.

 

Quem se atreve a conhecer-se não tem nenhum receio de repetir looks, porque valoriza a qualidade e não a quantidade. É preferível ter uma peça de qualidade que reflita sua identidade, seu estilo, do que várias descartáveis porque simplesmente estão em alta.

Neste caso, menos é mais, acredite. Quando você se descobre através da consultoria, naturalmente vai querer que seu guarda-roupa case com você e não com tendências sazonais.

Ter estilo é assumir-se e para vesti-lo – acredite – você não precisa fazer compras compulsivamente. Apenas escolhe o que realmente a identifica, praticando uma moda sustentável e consciente.  O meio ambiente agradece. Pense nisso sempre!