Anúncio

Vários internautas entraram em contato com o in Foco nesta quinta-feira, dia 16, para reclamar da falta da vacina AstraZeneca em Avaré nos postos. De fato, vários municípios além da capital paulista tiveram problemas com a falta de abastecimento desta vacina, mas a informação é de que nesta sexta-feira, o Estado deve receber novos lotes da vacina.

A dúvida é principalmente daqueles que tomaram a primeira dose deste laboratório e não acham seguro tomar vacina de outro laboratório como segunda dose.  Algumas pesquisas mostraram que não haveria problema na chamada vacinação cruzada – quando a primeira dose é de um laboratório e a segunda, de outro. Mas nada é conclusivo.

Segundo o portal da Fundação Fiocruz “ainda não existem evidências científicas garantindo que o intercâmbio entre imunizantes contra a Covid-19 é seguro e eficaz. Se a vacina que você for tomar exige duas doses, elas devem ser do mesmo laboratório”. (veja mais no link abaixo)

Mesmo que a saída para a escassez de vacinas, fosse a combinação entre dois imunizantes, para o Ministério da Saúde, a vacinação cruzada é considerada um erro, e quem recebe fórmulas de laboratórios distintos não pode ser considerado imunizado.

A questão será enviada a secretaria de Comunicação do município.

https://portal.fiocruz.br/pergunta/posso-tomar-uma-dose-da-vacina-contra-covid-19-de-um-laboratorio-e-receber-segunda-de-outro