“Os políticos não conhecem nem o ódio, nem o amor. São conduzidos pelo interesse e não pelo sentimento”. A frase é Philip Chesterfield, um conde inglês que foi político e escritor e se encaixa perfeitamente em vários exemplos da política, principalmente a brasileira.
Em Avaré, por exemplo, o ex-prefeito Joselyr Benedito Silvestre, político que teve o mandato cassado e que continua inelegível, apareceu na visita do candidato Fernando Haddad (PT) a Avaré recentemente, em apoio a campanha.
A visita teve a presença do ex-governador Geraldo Alckmin – atual vice de Lula da Silva (PT) – que tinha avalizado a pré-candidatura de Silvestre a deputado – candidatura que foi lançada pelo candidato do PSB ao senado Márcio França.
Entretanto, o prefeito Jô Silvestre, agora tucano, apoia Rodrigo Garcia, naturalmente seguindo o partido. O assunto foi postado pelo influencer Paulo Proença em suas redes sociais.
Na última pesquisa Ipec de São Paulo, divulgada em 30 de agosto, a primeira do instituto após o início do horário eleitoral gratuito na rádio e na TV, a vantagem do candidato do PT Fernando Haddad havia crescido, em comparação à pesquisa anterior. Ele tinha 32% das intenções de voto, seguido pelo ex-ministro Tarcísio de Freitas (Republicanos), com 17% e pelo atual governador paulista Rodrigo Garcia (PSDB), 10%.
(fotos Paulo Proença)