O vereador Jairinho do Paineiras (PTB) cujo mandato está extinto judicialmente, desafiou a justiça e participou da sessão legislativa na noite desta segunda, 24.  Além disso, levou apoiadores que provocaram tumulto, depois que o presidente da Câmara Municipal, Leo Ripoli (PTB) decidiu encerrar a sessão após uma homenagem.

O encerramento se deu por questões jurídicas segundo o próprio presidente. Contudo, ele não entrou em detalhes, mas certamente se deu pela presença indevida do vereador.

A Justiça já havia determinado que Leo extinguisse o mandato de Jairinho, considerando que ele está inelegível por conta de condenação por sonegação fiscal e  fraude de impostos e tributos segundo sentença do juiz Emerson José do Couto, da 1ª Vara de Avaré datada de 31 de março.

Entenda o caso – Conforme já noticiado,  Jairinho teria omitido informações do fisco e prestou informações falsas, sonegando várias contribuições do imposto de renda. O fato ocorreu em 2011, mas a condenação veio em fevereiro de 2021. O então vereador recorreu, mas no final de março houve a sentença condenatória com trânsito em julgado. Jairinho foi condenado a dois anos e 4 quatro meses de reclusão, em regime inicial aberto, além de multa.

Para manter o cargo dele, a mesa diretora tentou até mesmo destituir o presidente alegando ‘faltas’ em sessões de forma que Jairinho (como suplente) se tornasse o presidente – ato que foi derrubado judicialmente pelos vereadores da oposição – Marcelo Ortega, Leonardo Ripoli,  Adalgisa Ward,  Carlos Wagner, Hidalgo de Freitas, Luiz Claudio da Costa e Maria Isabel Dadário.

A justiça determinou a volta de Leo Ripoli; ele já havia feito o decreto da extinção do mandato de Jairinho – que até o momento não foi publicado no site do Legislativo. A publicação oficial estaria sendo, supostamente, impedida pela diretora da casa Adria de Paula, que foi alertada sobre uma possível obstrução dos trabalhos da CPI segundo o vereador Luiz Claudio da Costa (PSD). A não publicação segundo analistas já estaria sendo uma afronta à Justiça.

Os apoiadores do vereador condenado causaram tumulto ao encerramento da sessão chamando o presidente de ‘covarde’ e ‘fujão’, além de ofenderem edis da oposição. Veja o tumulto no vídeo.

A reportagem do in Foco entrou em contato com a defesa do vereador e com o próprio edil, mas ambos não se manifestaram.

Vereador condenado participa indevidamente da sessão
Desde o dia 15 de abril não há publicação no semanário, muito menos a extinção do mandato de Jairinho

 

Vereador não responde ao in Foco

“Apoiadores” de Jairinho tumultuam a sessão