A estudante Bruna Nakamura Rodrigues, de apenas 15 anos, foi premiada no Concurso de Desenho Toyama deste ano, um feito que até agora nenhum estudante avareense tinha conseguido.
Bruna é aluna da ETEC e também cursa inglês no Centro de Línguas (CEL) que funciona na escola Coronel João Cruz. Sua participação no concurso foi incentivada pelo professor Ronaldo Peres, do CEL. Talentosa, Bruna está no 1° ano do curso Técnico em Jogos Digitais.
O tema do concurso Toyama desde ano foi “Mottainai e o princípio dos 3R (redução, reutilização e reciclagem de materiais)”.
Bruna contou à coordenadora do CEL, Cláudia Cardoso o motivo de sua inspiração: “Acho que o que mais me inspirou foi a possibilidade de eu poder transmitir uma mensagem de conscientização para as pessoas, já que o tema proposto foi um e ainda é bastante importante que deveria ser levado mais a sério pelas pessoas; então pra mim, o mínimo que eu puder ajudar nessa causa, nem que seja para mudar a cabeça de uma pessoa, já está de bom agrado. Resumindo, nossa situação agora, no mundo, foi o que mais me inspirou e me incentivou a desenhar”.
O desenho de Bruna ficou entre os dez finalistas; todos serão expostos no Festival de Arte e Cultura da Província de Toyama / Japão e no Festival de Artes Cênicas Infantil de Toyama. Estudantes e professores orientadores receberão o certificado digital de participação, emitido pela SEDUC-SP.
O concurso
O Toyama é realizado anualmente, pela secretaria de Educação do Estado a convite do Governo da Província de Toyama desde 2007. A Educação participa do Festival de Arte e Cultura da Província de Toyama, com produções artísticas autorais infanto-juvenis elaboradas por estudantes da rede pública estadual de ensino, selecionadas através do “Concurso de Desenho Toyama”.
O Programa do Festival busca divulgar, valorizar e preservar a Cultura Japonesa, incentivando sua pesquisa e difusão sobre a produção artística de estudantes de Escolas Públicas de diferentes países, reunindo em um mesmo espaço alguns dos diversos campos da Cultura de Toyama como Literatura, Artes Visuais, Dança, Música, Teatro, Ikebana, Cerimônia do Chá e trajes típicos regionais.
A proposta temática para o Concurso de Desenho Toyama está relacionada à cultura japonesa e propicia o desenvolvimento das competências e habilidades previstas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), reiteradas pelo Currículo Paulista no que se referem aos componentes curriculares na área de Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas para os(as) estudantes do Ensino Fundamental.