Moradores de rua e população vulnerável de Avaré foram foco de ação conjunta realizada no último dia 22 pela Secretaria Municipal da Saúde e Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SEMADS).
O objetivo da busca ativa foi rastrear pessoas com sintomas respiratórios para o diagnóstico precoce de tuberculose pulmonar.
O trabalho reuniu integrantes da Vigilância Epidemiológica, Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS), além de estagiários de Enfermagem.
A ação foi realizada em diversos pontos da cidade, incluindo Casa de Passagem, Largo do Mercado, Vila Esperança e Terminal Rodoviário. Foram coletadas 26 amostras entre o público-alvo.
“O diagnóstico permite a realização do tratamento e acompanhamento dos pacientes através das unidades de saúde em parceria com o CRAS, visando eliminar a propagação da doença”, informam os profissionais.
Outras ações semelhantes serão realizadas pela Saúde e SEMADS no decorrer do ano.
Saiba mais
A Tuberculose é uma doença infectocontagiosa que afeta principalmente os pulmões transmitida pela via respiratória. A doença tem cura e os medicamentos são integralmente fornecidos pelo SUS.
Em caso de tosse por mais de três semanas, febre, sudorese noturna, emagrecimento e cansaço, a orientação é que a pessoa procure imediatamente uma unidade de saúde.