Mesmo após uma semana após o temporal que atingiu Avaré no feriado, o Corpo de Bombeiros local continua atendendo à ocorrências relacionadas a quedas de árvores. Segundo o Subtenente Fabiano Ávila, responsável pela Corporação, até o momento foram mais de 70 atendimentos envolvendo árvores.
Ávila explica que as equipes foram intensificadas com um aumento no efetivo para poder sanar todas as demandas municipais desde o dia 12. “As atuações se deram primeiramente na liberação das vias, da rede elétrica e acessos as residência”, explicou o Subtenente, ressaltando :”Não tivemos chamados onde pessoas ficaram feridas ou foram atingidas em virtude do ocorrido”.
Nesta semana pós-temporal, as equipes estão trabalhando em ocorrências nas quais árvores que caíram estão no interior de residências sem danos materiais ou árvores que estão em perigo de quedas.
O responsável pela Corporação enfatiza que o temporal do feriado deixou muitos estragos : “Não temos outro histórico que necessitou dessa quantidade de atendimento. Estamos finalizando as últimas árvores que estão com avaliações de risco de quedas “, frisou.
Entretanto, o clima tem atrapalhado o trabalho das equipes. “Nosso adversário está sendo o clima que não está sendo favorável a nossa atuação. As chuvas e os ventos ainda estão causando danos com as quedas de árvores”.
Diante do risco de novas chuvas fortes, o Subtenente passou algumas orientações:
- Durante temporais é muito comum a queda de árvores. Portanto, não estacione o veículo, embaixo de árvores
- Durante as chuvas procure local seguro.
- Evite ficar se deslocando com seu veículo em temporais.
- E vale lembrar sempre que em caso de emergências ligue imediatamente ao 193.
Para ficar informado e seguro de eventos climáticos, enviar uma mensagem de texto para o número 40199
Informe seu CEP, que a Defesa Civil do Estado te enviará um alerta previamente avisando de possível eventos climático na sua localidade.