Filme nos leva à semana mais turbulenta da lenda Lucille Ball (2021)
A atriz Lucille Ball é a maior estrela da história da tevê americana e quiçá mundial. Ela e seu marido Desi Arnaz viveram Lucy e Ricky Ricardo na sitcom “I Love Lucy” (1951- 1957), série de quotidiano que foi um marco, inovadora tanto no conteúdo quanto na parte técnica, e serviu de referência para todas as outras que vieram depois. Nunca se tinha visto um casal formado por uma americana e um cubano ou uma personagem grávida; assim como era inédita a gravação em formato multicâmera. Para se ter uma ideia da sua grandeza, ela tinha um pico de 60 milhões de pessoas assistindo (quando os EUA tinham uma população de 157 milhões de habitantes), comparando com os números dos grandes sucessos atuais, – “Friends” 52,5 milhões, “Game of Thrones” 19,3 milhões -, é algo estratosférico, até o consumo de água e luz caíam durante sua exibição, que era ao vivo.
O longa da Amazon Prime “Apresentando os Ricardos”, narra a semana mais turbulenta na vida do casal Lucille e Desi, quando suas carreiras estiveram ameaçadas pelo escândalo que apontava a comediante como comunista, algo que naquela época era uma acusação que acabaria com a vida de qualquer pessoa, pois vivia-se a “Caça às Bruxas” do governo Macartista. Diante da ameaça de derrocada profissional e em meio à crise matrimonial, Lucille também estava às voltas com uma rescisão de contrato e com o próximo programa que, por mais que ensaiassem e mudassem o roteiro à exaustão, nunca ficava a seu contento, pois seu timing pra comédia e perfeccionismo eram ferozes.
Dirigido e escrito por Aaron Sorkin, a cinebiografia não percorre a vida toda do casal mais intenso de Hollywood, mas foca nessa semana caótica e como eles lidaram com todos os percalços. E não, não é necessário conhecer a série e seus protagonistas, o filme já explica o bastante num ótimo uso de metalinguagem. Aaron Sorkin, assim como em “Os Sete de Chicago” e “A Rede Social”, nos entrega um texto com diálogos riquíssimos e uma história redonda que caminha numa tensão crescente e desembocam num final bem satisfatório. A linha temporal mistura os fatos concentrados nessa semana pra efeito dramático, quando na verdade eles aconteceram em anos diferentes. Tudo isso em meio à polêmicas, o machismo gigante que vigorava, jogos de poder e muita inveja, características presentes desde sempre no showbiz.
Todo o elenco está arrebatador: Javier Bardem, J.K. Simmons, Nina Arianda. A estrela máxima, Nicole Kidman, atingiu um nível de perfeição de deixar a audiência estupefata: ela está gloriosa tanto nas reproduções de cenas da série quanto nos seus bastidores – o gestual, o olhar, a postura e entonação de voz, forte característica da personagem, estão irretocáveis.
Se “Apresentando os Ricardos” não é perfeito, na certa agradará muito e há de fazer juz à importância de “I Love Lucy” para a tevê, trazendo uma pequena amostra do que essa série e seus protagonistas foram. Infelizmente a série não está disponível em nenhum serviço de streaming ou canal. Fica aqui o apelo para que seja incluída em algum catálogo, pois é um tesouro da cultura pop que o grande público merece ver e rever.