Anúncio

A semana começa com uma boa notícia; a Santa Casa de Misericórdia de Avaré deve normalizar a situação crítica em relação a escassez de medicamentos e pode retomar os atendimentos já nos próximos dias. A novidade foi anunciada com exclusividade pelo provedor Miguel Chibani ao in Foco. 

Segundo ele, a Santa Casa deve receber nesta segunda-feira, dia 10, remessa de medicamentos que permitirão a retomada dos atendimentos a pacientes de outras cidades, que foram suspensos em virtude da dificuldade para encontrar medicamentos e sedativos utilizados no tratamento das vítimas de covid-19. “Temos o estoque mínimo e agora vamos receber novas remessas que nos permitem voltar a atender. Mas não houve a paralisação total, todos que vieram foram atendidos”, ponderou Chibani.

Vale lembrar que a SC expôs a situação tanto ao poder público, quanto ao judiciário e as autoridades de Saúde locais e estaduais, anunciando a suspensão necessária de pacientes pela Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde (Cross).

De acordo com ofício encaminhado pela instituição, com a ausência de medicamentos, os kits que restam estão sendo usados prioritariamente em pacientes já internados na UTI e também para as cirurgias de emergência.

Na quinta-feira, dia 6, o Ministério Público pediu explicações para a Diretoria Regional de Saúde de Bauru (SP), da qual Avaré (SP) faz parte, para entender como os recursos médicos hospitalares estão sendo usados para o atendimento de pacientes com Covid-19. O MP também questionou a Prefeitura de Avaré sobre a mesma situação. Nem a DRS, nem a prefeitura se manifestaram até o momento.

A Santa Casa da cidade é referência no atendimento de 17 municípios da região, que tem 400 mil habitantes, o que faz a unidade médica ter alto fluxo de pacientes.