Anúncio

Bilhões de pessoas no mundo veem conteúdo relevante na internet com a ajuda de algoritmos. Não é exclusivo do Facebook. No entanto, o testemunho da ex-gerente de produtos e denunciante da empresa, Frances Haugen, recentemente e os documentos apresentados, alertaram para o impacto que o Facebook e seus algoritmos têm sobre os adolescentes, a democracia e a sociedade em geral. Haugen revelou documentos internos do Facebook que mostram que a rede social está ciente que sua “mecânica de produto central, como viralidade, recomendações e otimização para engajamento, são uma parte significativa” do motivo pelo qual o discurso de ódio e a desinformação “crescem” em sua plataforma.

“Engajamento não é sinônimo de boa saúde mental”, disse James Mickens, professor de ciência da computação em Harvard e co-diretor do Instituo de Mídia Social Berkman Klein.

Mudar esse sistema não é tão simples, embora vários especialistas concordem que as mudanças podem envolver considerar os sentimentos que os usuários têm ao usar a mídia social, e não apenas a quantidade de tempo que passam usando-a.

E ao contrário do que se pensa, os algoritmos não estão desaparecendo. No entanto, existem maneiras da empresa melhorá-los, disseram especialistas em inteligência artificial. Mas, para os meros mortais, que são impotentes diante de tudo isso, o importante é primeiro saber como estes algoritmos podem nos manipular e o que há por trás de toda essa polêmica.

É fato que as redes sociais são uma poderosa ferramenta de análise do comportamento do consumidor e é por meio dos seus algoritmos que é possível identificar os interesses do público e o seu comportamento nas diferentes redes sociais. Os algoritmos das redes sociais são um conjunto de dados e regrinhas estabelecidas por cada uma delas, sendo eles os responsáveis por determinar quais conteúdos e quais páginas aparecem primeiro para o público na linha do tempo de suas respectivas contas. Cada rede social tem suas próprias regras a serem levadas em conta para determinar o seu algoritmo, mas a premissa é a mesma: elas irão ajudar a ranquear as postagens e filtrar os melhores para cada usuário. Assim, postagens que aparecem primeiro no Instagram, no Facebook, no Twitter e até no LinkedIn, por exemplo, são filtradas por algoritmos. Conhecendo um pouco mais sobre o assunto, veremos inclusive que estratégias uma empresa ou profissional pode adotar para melhorar suas postagens.

 

Algoritmo do Instagram

O Instagram é um exemplo de canal que, inicialmente, funcionava sem nenhum tipo de algoritmo de exibição. Lembra quando você descia os posts da sua página inicial e todos eram em ordem cronológica? Logo o Instagram viu que isso precisava ser ajustado e, seguindo a vibe do Google, ele focou em oferecer ao usuário a melhor experiência. O algoritmo do Instagram, então, passou a seguir três pontos-chave, que são:

A temporalidade das postagens;

O engajamento com as postagens;

O relacionamento com as contas.

Ou seja, o Instagram analisa 1) quando a postagem foi feita; 2) quantas curtidas, comentários, compartilhamentos e salvamentos a postagem recebeu; e 3) como são as interações do usuário com aquela conta. Essa lógica segue também para o Instagram Stories, onde, apesar de existir uma ordem cronológica na atualização das histórias, existe, também, o fator determinante do relacionamento e da interação com a conta para ela aparecer mais à frente ou não. Analisando cada item que é levado em conta para o algoritmo do Instagram entregar o melhor conteúdo ao usuário, é possível aplicar algumas práticas:

Temporalidade: faça testes para descobrir qual o melhor horário de postagem para o seu negócio. Mais do que usar fórmulas prontas, você quer descobrir quais dias e horários geram mais engajamento para as suas postagens.

Engajamento: crie conteúdos que instiguem o seu público a tomar alguma ação de engajamento, como curtir ou salvar o post. Use elementos visuais e textuais para despertar essa atitude na sua audiência e alcance ainda mais pessoas com o uso correto de hashtags.

Relacionamento: responda toda e qualquer pessoa, mesmo que seja apenas com um emoji. Toda interação conta e quanto mais você interage com um usuário, mais as suas publicações aparecem para ele.

Stories: o uso dos Stories vai te ajudar a aumentar o seu engajamento e o seu relacionamento com o público, fazendo com que o algoritmo entenda que a sua marca é relevante.

 

Algoritmo do Facebook

Enquanto o Instagram começou sem algoritmo nenhum, o Facebook foi a primeira rede social a definir regras para classificar as publicações de seus usuários. Pelo alto volume de publicações e diferentes tipos de atividades que podem ser realizadas no Facebook, como a criação de anúncios, os grupos, as páginas empresariais e as contas pessoais, por exemplo, o algoritmo é mais incerto para os especialistas. Mas existem algumas regrinhas básicas que o Facebook segue:

O relacionamento com as contas: o Facebook analisa o nível de interação do usuário com a conta para classificar se o seu conteúdo é relevante ou não para ele.

A rede de amigos do usuário: quanto mais engajamento uma publicação tem com os amigos de um usuário, maior a probabilidade de aparecer para ele.

O conteúdo em si: o Facebook leva em conta os formatos com os quais o usuário tem maior costume de interagir, bem como conteúdos autênticos e de pautas mais imediatas, como notícias.

O potencial de engajamento: publicações com mais curtidas, comentários, compartilhamentos, etc., têm maior probabilidade de serem mostradas.

O Facebook vem priorizando, cada vez mais, as relações do público, mostrando mais publicações de grupos, amigos e familiares. E por isso, a performance orgânica, no geral, caiu bastante nos últimos anos. Uma solução para isso é o investimento em anúncios. Por meio do Gerenciador de Anúncios do Facebook, é possível criar públicos muito bem segmentados e elevar os seus resultados como um todo no canal. Além dos anúncios, essas boas práticas podem te ajudar a performar melhor:

Convidar os seus seguidores a marcar a opção “Ver primeiro” para a sua página, fazendo com que o Facebook priorize as suas publicações para eles;

Convidar as pessoas alcançadas em suas postagens para seguir a sua página e ter acesso às suas publicações;

Incentivar a tomada de ação por parte da audiência, seja convidando o público a marcar um amigo nos comentários ou a compartilhar a publicação; e

Construir relações sinceras e fortes com o seu público, interagindo com ele e respondendo a todas as perguntas, em mensagens diretas ou nos comentários.

 

(Fontes Rachel Metzda,CNN e Eixo Digital)