Como já noticiado anteriormente, alunos do 8º ano do ensino fundamental da escola Maria Izabel Cruz Pimentel em Avaré, estão participando de um projeto lançado pela professora Angélica Salazar, que incentiva a leitura e a produção de textos.

O projeto também envolve um trabalho interdisciplinar com a didática de Protagonismo juvenil ministrado pela professora Priscilla Contrucci.Os alunos do 8º ano juntamente com a professora Angélica trabalharam o gênero notícia e após muita leitura, análise e discussão,  começaram a produzir seus textos. E como divulgar suas produções? Foi aí que surgiu a ideia do Padllet, pois através dessa plataforma todo esforço e dedicação dos alunos podem ser divulgados e apreciados pela comunidade escolar “, explicou a coordenadora de linguagens e códigos Cláudia Eduarda Bexiga.

Baseado no MMR-Método de Melhoria por Resultado, o projeto tem como parceiro o in Foco, que sugeriu temas a serem trabalhados pelos alunos em sala de aula. Um deles foi como eles – jovens – estão lidando com a pandemia, de que forma ela mudou a rotina e a relação com a escola – tema que foi acatado e explorado pelos estudantes.

Todos os trabalhos serão veiculados tanto no site quanto na edição impressa do in Foco como forma de divulgar, difundir e valorizar tanto a produção textual dos alunos, quanto das professoras e coordenadoras envolvidas.

 

O artigo de estréia é da estudante JANAÍNA IARA HONÓRIO TORRES, de 13 anos.

JOVENS EM SITUAÇÕES DA PANDEMIA

Hoje em dia as escolas estão fornecendo o máximo que podem, em relação à educação, pois na situação em que vivemos, as escolas não estão podendo receber todos os estudantes. Contudo, muitos professores estão tentando lidar da melhor forma possível, mas a questão é: Os jovens, como estão eles? Estão conseguindo balancear escola e a sua saúde mental?

Efetivamente ser jovem e estudante em meio à pandemia está cada vez mais difícil, pois vários jovens temem perder sua saúde; a ansiedade, o tédio e a impaciência. Várias coisas estão causando isso, mas os principais desafios dos jovens a estudarem casa não está na falta de tempo ou no desempenho do aluno mas sim na forma da educação, pois caiu consideravelmente a qualidade da forma de ensinamento, por exemplo, a forma em que o professor tinha contato com o aluno fazia diferença, pois estava sempre estava ajudando e incentivando. Agora muitos tem dificuldade mas não perguntam, pois são tímidos e acabam tentando fazer por conta própria,  vários não conseguem e acabam frustrados achando que é a sua própria culpa, diminuindo assim sua autoconfiança e desenvolvendo vários outros problemas como ansiedade e depressão. Também há outros jovens buscando formas de aprendizado por conta própria, seja requisitando vídeos ou vendo livros impressos ou digitais tendo em vista, essa situação…

O que faz a minha escola (PEI- Maria Izabel Cruz Pimentel)?

A escola está dando um auxílio a mais para o aluno fazendo revezamento para aqueles que têm mais dificuldade e sempre está conversando e entrando em contato com o aluno,  perguntando como está sua situação, ganhando assim proximidade e a sua confiança, dando liberdade para falar suas dúvidas.

E EM RELAÇÃO A SAÚDE MENTAL COMO AJUDAR?

Os pais ou responsáveis podem sempre incentivar os jovens a achar os seus pontos fortes e o que mais gostam de fazer, por exemplo, ler um livro, ajudando-o a construir a autoconfiança e a habilidade de enfrentar os desafios da vida.

ESCOLA: PEI-MARIA IZABEL CRUZ PIMENTEL

ALUNA: JANAINA IARA HONORIO TORRES, 13 ANOS.

PROFESSORA: ANGÉLICA CARMEM SALAZAR DA FE

TURMA 8 ANO B

Veja também o padlet no link https://padlet.com/salazaralves39/iwc34gwrxuxqf2tt?utm_campaign=added_post&utm_medium=desktop&utm_source=notifications