Anúncio

Escolher uma profissão, uma carreira é sempre um desafio que bate à porta dos estudantes do ensino médio.  Apesar de toda tecnologia que facilita o processo de pesquisa neste sentido, ela também abre inúmeras outras oportunidades. Diante de um cenário tão amplo e repleto de perspectivas, os jovens se sentem indecisos e inseguros em relação à escolha.

Neste momento, o papel do educador é fundamental, fazendo toda a diferença na vida do estudante. Além do apoio, o professor que faz um trabalho que contribua na orientação profissional com conteúdos específicos, não apenas incentiva a pesquisa como qualifica o aluno para a experiência do mercado de trabalho.

A professora de Língua Portuguesa Kelly Regina Alves, de Cerqueira César, é um exemplo disso. Lecionando desde 2005, quando começou a carreira na escola Rudolf Lanz (Pedagogia Waldorf) em Avaré, ela é formada em Letras e Pedagogia, com pós em Educação Especial, Autismo e Psicopedagogia Clínica Institucional.

Atualmente dá aulas na escola estadual “Mariana Aparecida Todescato” em Cerqueira César e desenvolve um trabalho neste formato orientativo com alunos dos ensinos médio e fundamental II.

O projeto Eletivas, tem segundo ela, o objetivo de “aumentar a autonomia, o engajamento e o protagonismo dos discentes, uma vez que eles passam a conduzir o seu processo de aprendizado”.

A informação é uma importante aliada para trabalhar as disciplinas eletivas na escola. Afinal, quanto mais os estudantes se informarem, mais embasamento terão para analisar as disciplinas disponíveis e, assim, definir quais se encaixam nos seus objetivos de vida”, explica Kelly.

Um dos formatos do projeto são bate-papos virtuais, palestras e seminários. A jornalista Cida Koch do in Foco participou na terça-feira, dia 29, do projeto sendo entrevistada de forma descontraída, pelos alunos Pedro , Marcus ,Renata Núbia, Isadora ,Jamilly ( do 3º ano A) e Allan , Maria Laura e Renato (do 8º ano A), que procuraram saber como é o dia a dia e a atuação da imprensa.

O in Foco apóia todas iniciativas voltadas à incentivar a educação e a formação profissional, e continuará divulgando os projetos da professora e da escola.

A professora Kelly Regina

 

A escola

A Escola Estadual “Mariana Aparecida Todescato”  chamada de “Jardim Primavera” atende alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, além de comportar turmas de Educação de Jovens e Adultos. O prédio tem oito salas de aula disponíveis para cada período e serve a uma comunidade de quatro bairros locais, totalizando aproximadamente 700 alunos. É uma unidade escolar que nasceu da necessidade em atender as comunidades dos bairros mais novos e periféricos, pois a cidade de Cerqueira César se desenvolveu (hoje com cerca de 16.000 habitantes) e a única escola que o município possuía localizava-se na área central da cidade. Foi criada de acordo com o decreto nº. 49.388 de 21 fev. 2005, iniciando suas atividades em 13 de junho de 2005.

Atualmente, na direção estão à frente a diretora Sueli Conceição Lara da Rocha, vice-diretora Edina Aparecida Infante Bassetto e a coordenadora Erta Christie Ayres dos Reis.

Diretoras e coordenadora da escola

(Fontes e fotos : Google e professora Kelly Regina)