Anúncio

Como já noticiamos, junho termina como mês mais letal da pandemia para Avaré, com 60 mortes (além de um óbito suspeito) e de quase 2.200 novos casos (média de 70 casos diários) – números que são assustadores. Das 234 pessoas vitimadas pela doença, 213 foram este ano.

O provedor da Santa Casa de Misericórdia de Avaré, Miguel Chibani, falou com exclusividade ao in Foco sobre a situação atual ainda crítica. Segundo ele, a SC tem hoje 34 pacientes internados, dos quais 22 são de Avaré. Deste número, 15 estão na UTI e 16 na enfermaria (outros 3 na ala Unimed). Desde o início da pandemia, a SC – referência em todo Estado – tem atendido a pacientes de Avaré e região, mas foi a partir de dezembro do ano passado que começou a ter 100% de ocupação.

Chibani lamentou o número recorde de mortes registrado este mês e disse estar preocupado ainda com a disseminação do vírus, principalmente com a chegada do inverno. “Foi o mês de maior número de óbitos. Tenho o receio do frio que já é problema sem o Covid. Em relação às mortes, o total de 2021 também já ultrapassou quase 10 vezes na metade do tempo, a quantidade registrada nos 10 meses de pandemia do ano passado”, ponderou.

Apesar disso, o provedor acha que a vacina já ajudou a reduzir a contaminação em pessoas mais idosas, já que as mortes agora incluem pessoas mais jovens, mas ele ressalta que o momento ainda é de cuidado e preocupante, mesmo com a imunização.

“A vacina ajudou a diminuir o contágio com as pessoas de mais idade, mas acredito que as pessoas ‘relaxaram’; o brasileiro não tem o costume de seguir as orientações, sempre acha que com ele não vai acontecer”, desabafa.

 

Casos mais graves e leitos

Chibani frisou ainda a questão da gravidade dos casos que tem sido cada vez mais acentuada. “A proporção de casos de Covid-19 que evoluem com gravidade aumentou de 10,58% em 2020 para 12,91% de janeiro até sexta-feira (25), segundo dados do Painel Covid-19. Como tivemos um aumento exponencial do número de casos também este ano, era esperado que proporcionalmente você tenha um número também maior de casos graves, e por  conseqüência o número de óbitos maior infelizmente”.

Exatamente por isso, o provedor faz questão de enfatizar em todas as entrevistas, um apelo para a conscientização das pessoas. “Todos tem que se cuidar, respeitar o vírus, ter consciência de sua letalidade, pois não tínhamos condições-  como nenhuma outra cidade tem – de oferecer condições de acomodações em leitos de UTI ou mesmo de enfermaria para uma demanda tão grande”.

O provedor também anunciou que a SC formalizou hoje a criação de novos 5 leitos de UTI, uma ótima notícia para fechar o mês. “Tínhamos 15 leitos e recebíamos 14; depois de 6 meses, o governo acertou essa diferença”, acrescentou.