O grave acidente que chocou a região recentemente e resultou na trágica morte de três pessoas ganhou um desdobramento tenso nos bastidores da saúde pública local. Uma forte troca de acusações entre a administração do Hospital de Piraju e membros do corpo clínico expôs uma divergência severa sobre a real infraestrutura de atendimento para emergências de alta complexidade na instituição.

O estopim da crise foi a publicação de uma “Nota de Repúdio” emitida pela direção do Hospital de Piraju, rebatida publicamente logo em seguida pela médica Dra. Lilian Bitar, que atua há mais de uma década na entidade.

Em comunicado oficial, o Hospital de Piraju repudiou de forma veemente os boatos que circularam nas redes sociais apontando que a instituição estaria sem cirurgião de plantão no momento do atendimento às vítimas do acidente. A direção classificou as afirmações como “falsas” e “inverídicas”.

Segundo a nota da instituição, a disseminação dessas informações é irresponsável, gera pânico e desinformação na sociedade, além de ferir a credibilidade do hospital e desrespeitar o trabalho das equipes de plantão.

“O Hospital de Piraju não admitirá que informações falsas sejam utilizadas para atacar a instituição, alarmar indevidamente a população ou colocar em dúvida a regularidade e a continuidade dos serviços prestados”, diz o texto.

A administração informou ainda que está reunindo documentos para apurar as condutas e que adotará medidas administrativas, éticas e judiciais cabíveis contra quem divulgou ou compartilhou as denúncias.

Médica rebate nota, cita colega de plantão e exige transparência

A reação da gerência hospitalar tria mirado as declarações da médica Lilian Bitar. Também por meio das redes sociais, a médica veio a público se defender, assegurando que não mentiu e que sua manifestação reflete uma preocupação real com a segurança da assistência prestada à população diante de uma tragédia de tamanha magnitude.

Dra. Lilian elevou o tom da contestação ao citar o testemunho de outra profissional que esteve na linha de frente dos socorros no dia do acidente. “A nota publicada afirma que divulguei informação falsa, porém a própria Dra. Nelsiane, envolvida diretamente no atendimento, declarou publicamente neste post que ‘não tinha cirurgião de plantão’ e que ela e outros colegas atuaram por compromisso com a profissão e pelo bem do paciente”, disparou Bitar.

A médica fez questão de elogiar o esforço heroico dos enfermeiros, médicos e colaboradores que se mobilizaram para salvar vidas na noite crítica, reforçando que a dedicação da equipe nunca foi o problema, mas sim a falta de retaguarda estrutural para emergências cirúrgicas graves.

Ao fim de seu manifesto, a profissional lançou um desafio à administração do hospital: exigiu que a instituição divulgue publicamente o nome do cirurgião que estava formalmente escalado ou de retaguarda naquele plantão. Caso não existisse um profissional escalado, a médica exige uma retratação pública da direção pelas acusações de fake News. “Transparência não é ataque; é compromisso com a segurança dos pacientes”, concluiu.

O portal in Foco segue acompanhando o caso e deixa o espaço aberto para que a diretoria do Hospital de Piraju apresente a escala médica do dia do ocorrido, bem como todos os citados.