Anúncio

 Kate Winslet brilha em meio a crimes, relacionamentos e traumas

Duas moças desaparecidas e uma assassinada no parque junto da vida turbulenta da detetive Mare são o plot  da minissérie da HBO “Mare of Easttown”, até agora uma das melhores do ano.

Estupenda na pele de Mare Sheehan, Kate Winslet é “gente como a gente”, ela se entrega no papel de anti-heroína com uma vida cheia de marcas e que parece não sair do lugar; com as rugas e bolsas nos olhos à mostra ( exigência da atriz que não quis retoques), uma barriguinha e zero de maquiagem. Ela é despida de vaidade e de hipocrisia, fala e faz o que acha que deve, uma avó que tem momentos de ternura com o neto, de tesão com o crush,  e uma policial durona que persegue todo e qualquer suspeito sem medo de nada. Mare perdeu o filho de maneira trágica, mas não demonstra seu sofrimento, ela o canaliza na obsessão pelo trabalho e frieza om a família e amigos que querem impor-lhe uma positividade tóxica irritante.

Easttown é uma cidadezinha fria e pacata e por isso mesmo um inferno de onde todos querem fugir; todos se conhecem, são amigos, parentes ou trabalham juntos, e, sem exceção, tem seus segredinhos que ao longo da trama atrapalham as investigações.

A minissérie de 7 episódios  tem um roteiro “whodunnit” ( quem é o culpado?) bem sagaz e inteligente onde a investigação serve  de pano de fundo pras relações humanas complexas entre os personagens, seus dramas e fantasmas que têm como elo a sensacional Mare, que transita por todos os gêneros com brilhantismo nessa trajetória de superação  dos traumas familiares e culpas que permeiam sua vida. Os crimes da trama são clássicos ( sequestro, prisão e morte de garotas por seria killer) mas com ótimas reviravoltas que os mais escolados no gênero thriller policial talvez percebam no penúltimo episódio. As várias camadas da narrativa se mesclam com perfeição deixando o espectador ligadíssimo e aflito até o ótimo final.

O talento notável de Kate Winslet é o diferencial que torna a minissérie acima da média . Mare já nasceu uma das melhores personagens realistas da ficção e também já deixa saudades.

Um grande sucesso de crítica e de público, “Mare of Easttown” recebeu 16 indicações ao Emmy 2021, incluindo o de Melhor Série Limitada e Melhor Atriz, e está disponível na HBO Max. Imperdível.