Anúncio

Investir em uma profissão só porque “está na moda” não é garantia de emprego certo, mas ficar de olho nas tendências, avaliando as oportunidades de mercado para direcionar a sua carreira, é fundamental para o seu sucesso profissional. De acordo com a pesquisa“Carreiras do Futuro”, realizada pelo Programa de Estudos do Futuro (Profuturo), da Fundação Instituto de Administração (FIA), as profissões mais promissoras para os 10 próximos anos pertencem às seguintes áreas:Sustentabilidade, Infraestrutura, Saúde e Qualidade de Vida, Recursos Humanos, Marketing e Vendas, Tecnologia da Informação (TI) e Direito.

Sustentabilidade

Gestor de Ecorrelações – Exige conhecimento técnico ambiental, de direito ambiental e facilidade em comunicação. Seu foco é o controle socioambiental e a qualidade de vida.

Formação recomendada: Graduação em Engenharia, Administração, Economia, ou Ecologia, com especializações em Marketing ou Biologia.

Gestor de Resíduos – Direcionamento correto para os resíduos e a transformação do lixo em fonte de renda e energia são suas principais funções.Formação recomendada: Graduação em Engenharia Química, Engenharia Ambiental ou Biologia.

Engenheiro Ambiental – O aumento da demanda por estes profissionais é certo. A preocupação com o impacto ambiental de todos os segmentos é tendência crescente.Formação recomendada: Graduação em Engenharia Ambiental.

 

Infraestrutura

Gestor de Operações e Logística – Os crescentes investimentos em infraestrutura, como a construção de rodovias, portos e aeroportos, têm garantido novos espaços e ótimas perspectivas a estes profissionais. Formação recomendada: Graduação em Engenharia, Administração, Economia ou Comércio Exterior.

Engenheiro Civil – Os investimentos em infraestrutura acompanham o crescimento do País. Profissionais ligados ao setor da construção continuarão com empregabilidade em alta. Formação recomendada: Graduação em Engenharia Civil.

Engenheiro de Petróleo e Gás – Fontes de energia estão entre os recursos mais necessários ao desenvolvimento. O maior desafio destes profissionais é buscar técnicas mais eficientes de extração.Formação recomendada: Graduação em Engenharia de Petróleo.

Saúde e Qualidade de Vida

Engenheiro Hospitalar – Este profissional é responsável pelos equipamentos de alta precisão, treinamentos e relacionamento com fornecedores. Formação recomendada: A Engenharia Hospitalar é um ramo da Engenharia Biomédica, um curso recente que já assumiu lugar de destaque na área.

Bioinformacionista– Considerado o novo profissional da área de Saúde, sua atividade profissional alia a genética ao desenvolvimento de medicamentos.Formação recomendada: Graduação em Farmácia, Medicina, Biotecnologia. Formação em Medicina e especialização em Farmácia, ou graduação em Farmácia e pós em Medicina são as combinações sugeridas.

Técnico em Telemedicina– O Técnico em Telemedicina deve atuar nas áreas mais remotas do Brasil, permitindo o acesso dos pacientes a diagnósticos e tratamentos, mesmo estando distantes das equipes médicas.Formação recomendada: profissão voltada a Engenheiros da Computação, Analistas de Sistemas e profissionais da Saúde.

Conselheiro de Aposentadoria – A missão deste profissional é auxiliar no planejamento da aposentadoria, dos pontos de vista financeiro, ocupacional e de plano de saúde.Formação recomendada: Requer conhecimentos em Administração, Contabilidade e Economia.

Gestor de Qualidade de Vida – O foco de sua atuação é a busca da melhoria da qualidade de vida em ambientes de trabalho, procurando garantir o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional dos colaboradores.Formação recomendada: Este profissional geralmente tem formação em Saúde. O que conta pontos é a experiência no setor de Recursos Humanos.

 

Recursos Humanos

Coordenador de desenvolvimento da força de trabalho – Alia conhecimentos em psicologia, administração e gestão de pessoas e atua com foco na educação continuada do quadro funcional de uma instituição.Formação recomendada: Graduação em Psicologia, com especialização em Administração e ênfase em Gestão de Pessoas.

Gestor de treinamento de varejo – É o profissional responsável pela padronização do atendimento ao cliente em redes de varejo e pelo treinamento dos funcionários que prestam este atendimento.Formação recomendada: Graduação em Administração de empresas e Recursos Humanos.

 

Marketing e Vendas

Gestor de marketing para e-commerce– As vendas pela internet não param de crescer.  Este profissional deve garantir às empresas maior segurança nas transações comerciais e melhor posicionamento na Internet.Formação recomendada: graduação em Marketing, Publicidade, Engenharia da Computação, Ciência da Computação ou Sistemas de Informação.

Gestor de inovação – A tendência é que a inovação deixe de estar ligada apenas ao desenvolvimento de novos produtos, e exerça papel fundamental na otimização de processos e redução de custos.Formação recomendada: Marketing e especialização em Pesquisa de Mercado são as principais indicações dos especialistas.

 

Tecnologia

Gestor de comunidade – É o profissional que gerencia o relacionamento com consumidores em redes sociais, acompanha o posicionamento da marca e da concorrência e identifica novas oportunidades no segmento.Formação recomendada: graduação em Marketing, valorizando-se a formação em Plataformas Online.

Especialista em cloud computing – Cargo voltado a profissionais da área de Tecnologia da Informação, responsáveis pelo gerenciamento da armazenagem de dados em nuvem.Formação recomendada: Tecnologia da Informação.

Gestor de Big Data – Esta função exige conhecimentos em estatística, tecnologia e matemática. O profissional deve analisar as informações recebidas pela empresa e direcioná-las aos departamentos competentes.Formação recomendada: Tecnologia da Informação, Matemática e Estatística.

 

Direito

Advogado societário – É o advogado especializado em operações de fusões e aquisições. Os melhores cursos nesta área são oferecidos na Inglaterra e Estados Unidos.Formação recomendada: Direito.

Advogado tributário – É o advogado que atua com questões de legislação e carga tributária. Tem um papel cada vez mais estratégico nas organizações, especialmente no Brasil.Formação recomendada: Direito, especialização em Direito Tributário, Economia, Ciências Contábeis.

 

(Fontes Guia da Carreira, Mundo Vestibular, Revista Exame e Unicep)