Anúncio

Infelizmente, todos os dias avareenses tem usado a rede social para denunciar o descaso e a situação caótica na saúde frente a pandemia, mas o relato emocionado da munícipe Andréia Helder Malachias chamou a atenção.

Ela contou num longo depoimento, a ‘via crucis’ que sua mãe enfrentou para conseguir uma maca, já que ficou quase 24hs ‘internada’ numa cadeira. Lamentavelmente não é um caso isolado. No Pronto Socorro inúmeras pessoas tem ficado internadas em cadeiras.

Felizmente a mãe de Andréia contou com a ajuda de enfermeiros que conseguiram uma maca para colocar a paciente.

Minha mãe continua no pronto socorro, internada tomando soro e medicação até surgir uma vaga para a transferência dela para a Santa Casa. Graças a Deus existem muitos enfermeiros bons e a deitaram em uma maca. Eles tem a tratado bem e isso é que ameniza um pouco nossa angústia”, disse ela ao autorizar a publicação do depoimento, que está abaixo na íntegra.

 

Gostaria de deixar registrado aqui minha total indignação com o pronto socorro municipal de Avaré. Com pressão alta, diabetes e quase sem se alimentar a três dias, segunda pela manhã, minha mãe de 61 anos testou positivo para covid19.

De imediato foi ao centro de atendimento da Brabância, examinada pelo clínico e encaminhada para INTERNAÇÃO (com a diabetes alta, fraqueza por não conseguir se alimentar, e a frequência cardíaca baixa)

Foi encaminhada ao pronto socorro para fazer uma tomografia dos pulmões e exames de sangue para então seguir com a internação.

Chegando ao mesmo, de imediato já foi avisada que não há vagas para a internação (isso às 12h)…

Sem medicação, sem sequer um soro para hidratação, sem informações maiores sobre o seu estado, apenas com a realização dos exames, minha mãe ficou até hoje às 10h da manhã SENTADA NA SALA DE ESPERA PARA ATENDIMENTO DO PRONTO SOCORRO MUNICIPAL (e sozinha, porque meu pai de 67 anos teve que aguardar todo tempo do lado de fora da unidade!)

Quase 24 horas largada naquele lugar, sem amparo algum!

Seguranças mal educados, totalmente despreparados para lidar com SERES HUMANOS que infelizmente precisam ir até lá!

Ligando na recepção para saber informações e o porquê de tanta demora para o início do tratamento, me informaram que ela já havia sido atendida e medicada, enquanto ainda continuava largada naquela cadeira!

Depois de ir até a delegacia, ligar na secretaria da saúde e ninguém tomar uma providência, somente hoje (dia 25) às 10h ela foi levada para uma sala onde vai continuar sentada em uma cadeira, para tomar soro e ser medicada…

Não há vagas para internação, nem sequer uma maca disponível para deitá-la!

Somos impedidos de falar com o médico para saber a realidade do quadro e obter informações sobre o tratamento, somente às 16h é que alguém da família deve ir até lá para que ele informe o estado da minha mãe.

Entendo a super lotação, entendo que não está fácil para o SUS comportar tantos infectados com o vírus…Mas o que me revolta é o descaso com a VIDA dos seres humanos e com certeza nós não somos o únicos, quantas famílias estão passando ou já passaram pelo mesmo!

Quantos pacientes não tem falecido lá sentados, enquanto aguardam uma vaga para a internação, total falta de estrutura para lidar com a situação!

Nada vale mais que a saúde e a vida de alguém, e no caos em que vivemos hoje era nisso que os representantes da nossa cidade deveriam se empenhar e focar no momento!

Também testei positivo, as crianças graças a Deus não…

Estamos bem, em casa…Pedindo a Deus que tome o controle da situação porque infelizmente somos apenas mais um número naquele lugar, e ficamos de mãos atadas diante de tanto descaso!”