Anúncio

Um grupo de avareenses está organizando uma manifestação pacífica na próxima segunda-feira, dia 4, na Câmara Municipal às 19h00, contra o fechamento do SAMU- Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, cuja base é em Avaré.

O anúncio da extinção foi feito pelo secretário de Saúde Roslindo Machado na audiência pública no Legislativo realizada na quinta-feira. Embora não fosse o tema central da audiência, a afirmação causou péssima repercussão como já previu Roslindo ao dizer que o desligamento iria dar “falatório”.

A alegação é que a cidade tem arcado com os custos do SAMU regional sozinha, sem apoio de outros municípios. Uma segunda “motivação” seria uma médica que atua no SAMU, contratada pela Amvapa-  Associação dos Municípios do Vale do Paranapanema que tem causado problemas, segundo Roslindo. Provavelmente a médica a quem ele se refere é Ana Caroline Alves Fernandes Poçarli que ganhou uma ação trabalhista contra o consórcio intermunicipal do alto vale do Paranapanema – Amvapa, após  demissão sem observância do processo administrativo. A demissão de Ana Caroline foi motivada por uma perseguição do Secretário de Saúde de Avaré, Roslindo Machado, contra a médica.

Entretanto, um detalhe não citado pelo secretário é que em fevereiro deste ano o Governo Federal, através do Ministério da Saúde, suspendeu mais de meio milhão de reais ao SAMU pelo fato de a cidade não ter atingido requisitos exigidos e inconsistências apuradas entre setembro de 2019 e janeiro de 2020. A matéria já havia sido veiculada pelo in Foco na edição impressa. Veja abaixo a íntegra da portaria de suspensão.

https://www.in.gov.br/web/dou/-/portaria-gm/ms-n-274-de-17-de-fevereiro-de-2021-304164190

 

Protesto

A manifestação organizada para a próxima segunda deve ter participação maciça dos avareenses, revoltados com a notícia. “Convocamos os munícipes avareenses e demais interessados, a comparecer na sessão ordinária da Câmara de Vereadores da Estância Turística de Avaré, nesta próxima segunda-feira, 04/10/2021, às 19h”, diz a página criada nas redes sociais pelo movimento. O grupo também está fazendo uma petição virtual pelo Avaaz com as mesmas reivindicações. Veja abaixo todas as pautas do protesto:

  • ° Manifestar e cobrar os vereadores pela continuidade do SAMU regional de Avaré;
  • ° Manifestar contra a decisão monocrática, irresponsável, e insensata, do secretário de saúde de Avaré, Roslindo Machado, em solicitar ao Ministério da Saúde a saída do serviço SAMU Regional Vale do Jurumirim;
  • ° Cobrar o posicionamento da Câmara de Vereadores de Avaré;
  • ° Cobrar o posicionamento do prefeito de Avaré, Jô Silvestre, que até o momento não se manifestou individualmente sobre o assunto, ou através de nota, pela comunicação oficial da Prefeitura Municipal de Avaré;
  • ° Mobilizar juristas para provocar a justiça, com a finalidade de conseguir através do Ministério Público de São Paulo – MPSP, por ação individual ou coletiva, impedimento para encerramento do serviço essencial.
  • ° Convocar a manifestação dos municípios interessados e atendidos pelo SAMU regional de Avaré.