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Absurdamente, recenseadores que estão trabalhando no Censo 2022, tem sido hostilizados em Avaré por parte da população.O problema infelizmente não é apenas local; o censo foi prorrogado até dezembro pela falta de recenseadores já que boa parte desistiu do trabalho em virtude de ocorrências absurdas como atraso nos pagamentos, assédio sexual, violência e recusa em responder ao questionário.

Em Avaré, recenseadores tem muitas dificuldades para fazer a pesquisa. Além da falta de educação e grosseria de muitos moradores, enfrentam a arrogância de pessoas que marcam e desmarcam as entrevistas inúmeras vezes, fazendo com que os trabalhadores não consigam concluir o trabalho. Outros, chegam a atender interfones, mas tiram do gancho não falando com os recenseadores.

Muitos também não retornam aos recados que são deixados nas caixas postais quando os moradores não são encontrados.

O problema é que além de tudo isso gerar um imenso gasto PÚBLICO (é o dinheiro do contribuinte que paga por tudo isso), os recenseadores só recebem após finalizarem os setores – o que não tem acontecido por conta destas pendências.

O Censo Demográfico do IBGE é a pesquisa estatística mais importante realizada no Brasil. Este é o único trabalho censitário que visita todos os 89 milhões de domicílios dos 5.570 municípios espalhados pelo território nacional. Portanto, é fundamental que as famílias recebam e atendam esses profissionais, que coletarão informações imprescindíveis para a elaboração de políticas públicas direcionadas ao desenvolvimento do país.

Além de contabilizar a população brasileira, os números do Censo também fornecem informações sobre frequência à escola, renda, taxa de ocupação, cobertura de coleta de lixo, saneamento, energia pública e acesso à internet.

Os dados essenciais para que o governo e entidades do terceiro setor elaborarem políticas públicas, também são utilizados em trabalhos acadêmicos e para a organização de planos estratégicos em empresas privadas.

As pessoas podem responder ao questionário durante a visita do recenseador ou solicitá-lo para responder por e-mail ou telefone. Todas as informações são confidenciais e protegidas por sigilo. Apenas um único morador responde por todo o domicílio. O questionário leva, em média, 15 minutos para ser respondido.

Os recenseadores trabalham com colete e boné na cor azul escuro, crachá com foto de identificação, e seguem os protocolos sanitários em razão da pandemia. Os dados são armazenados em um Dispositivo Móvel de Coleta (DMC), que se parece com um celular.

Se quiser confirmar a identificação do recenseador, a pessoa pode ligar para o telefone 0800-721-8181 ou acessar o site https://respondendo.ibge.gov.br/.

Caso a pessoa more em apartamento ou condomínio, o síndico, porteiro ou qualquer morador poderá ligar para o número acima citado para se certificar sobre a identidade do recenseador, através do RG, CPF ou matrícula que consta no crachá. Assim que entrar a ligação, digite 1 para falar com um atendente do call center e siga as instruções.