Anúncio

A entrega do título de Cidadão Avareense ao ex-vereador Rodivaldo Ripoli, pai do atual edil Leo Ripoli (PTB) foi remarcada e será no próximo domingo, 17.  O projeto da honraria gerou polêmica por conta do beneficiado ter sido cassado e porque sua aprovação – 7 contra 6 votos –  em julho, teria contrariado a Lei Orgânica do Municipio, que em tese, sobrepõe o Regimento Interno da Câmara.

Os autores do projeto são os vereadores que compõem a atual mesa diretora: o presidente Flávio Zandoná (Cidadania), o vice Roberto de Araujo (PTB) e Ana Paula (Republicanos) e Carla Flores (MDB).

Foram contrários a concessão do título os vereadores: Marcelo Ortega, Adalgisa Ward, Bel Dadário, Hidalgo Freitas,  Carlos Wagner e Luiz Cláudio. Foram favoráveis, Leonardo Rípoli, filho do homenageado, Roberto Araújo, Magno Greguer, Carla Flores, Ana Paula e Jairinho do Paineras. Zandoná, como sempre desempatou a favor do título – o que também causou estranheza já que em 2019, ele foi um dos vereadores que repudiou Ripoli.

Segundo a Lei Orgânica “conceder título de cidadão honorário ou qualquer outra honraria ou homenagem a pessoas que reconhecidamente tenham prestado relevantes serviços ao município ou nele se destacado pela atuação exemplar na vida pública e particular, mediante decreto legislativo, aprovado pelo voto de, no mínimo, dois terços de seus membros”, ou seja, seriam necessários 9 votos para aprovação.

Em julho de 2013, os vereadores de Avaré – incluindo Roberto de Araújo – aprovaram a cassação do mandato de Rodivaldo Rípoli, acusado de quebra de decoro parlamentar.

Em 2019, depois que chamou o Legislativo local  de ‘cambada de safados’, Ripoli recebeu uma moção de repúdio.

 

 

https://www.jusbrasil.com.br/…/32137935/rodivaldo-ripoli

(Fontes Conjur e TV Tem )