Anúncio

Numa longa e explicativa carta, funcionários do SAMU regional de Avaré fazem um balanço dos atendimentos feitos pelo serviço e pedem a mobilização da população a favor da manutenção dele em Avaré.

“Não podemos deixar que nossa cidade, pague pela negligência de autoridades”, frisam os funcionários.

Veja a carta na íntegra.

Carta dos Funcionários do Samu em clamor a toda a população Avareense:

Cidadão Avareense, você sabe o que é o SAMU?

Vamos começar do principio que o SAMU é um serviço publico, ou seja, direito de todos, independente da classe social qualquer cidadão tem direito a utilizar esse serviço em um momento de urgência. O SAMU é acionado gratuitamente pelo numero 192 (em território nacional), conta com equipe de profissionais altamente qualificadas para desempenhar o atendimento de forma mais rápida possível e com melhor qualidade.

Todos profissionais desde médicos até o tele atendimento na regulação, passam por treinamentos, provas escritas, provas praticas, para estarem em tal posto. Eles estão amplamente capacitados para atender a população em diversos tipos de emergências e urgências, sendo algumas delas:

paradas cardíacas

– acidentes motos/carros/caminhões/ônibus etc

– agressões e brigas com vitimas

– trabalhos de partos

– maus súbitos (desmaios)

– AVC

– intoxicação

– vítimas de incêndios, queimaduras

– quedas

– surtos

– tentativas de suicídio

Dentre muitas outras.

Só em Avaré entre janeiro 2020 até a data de 12/10/2021 atendemos com a Unidade Avançada ( UTI) :

– 238 transferências intra-hospitalares

– 328 casos de covid

– 208 tentativas de suicidio

– 586 acidentes

– 211 PCR (parada cardio respiratórias)

– 152 AVC

– 43 IAM

– 112 Hipoglicemia

– 344 crises de convulsões

– 97 Intoxicações éxogenas

– 208 desmaios

– 27 ferimentos por armas brancas

– 141 vítimas de agressões

– 33 trabalhos de parto

– 732 quedas

– 187 surtos

– 92 óbitos

– 186 Dispnéia

– 302 falta de ar

– 15 capotamentos

Dentre muitos outros atendimentos que são realizados pela unidade básica de atendimento que são compostas por técnicos e condutores socorristas.

Então vamos lá, como ficará nosso município, nossa população sem esse tipo de atendimento, como ficaremos sem o SAMU em Avaré, o que teria acontecido com os pacientes de todos esses atendimentos que citamos, estariam aqui entre nós ? Fica a reflexão !!!

Sabemos que o SAMU foi implantado nacionalmente pelo governo federal, onde 50% do repasse é federal, 25% estadual e 25% municipal, ou seja o município, custeia somente 25% do custo total do funcionamento do SAMU. Se temos municípios que não estão colaborando devidamente com o custeio no consórcio de municípios, conforme justificado pela Prefeitura de Avaré, gostaríamos  que fosse demonstrado publicamente, cobrado e corrigido, caso o município não demostre interesse em corrigir esses valores , ai então retirado o município inadimplente do nosso consórcio, mas não podemos deixar que nossa cidade, pague pela negligência de autoridades, não podemos deixar que nossa população perca um serviço tão importante, que diariamente salva vidas.

Em informações colhidas junto a Amvapa, todos os municípios estão sim em dia com sua parte do repasse para manutenção do SAMU regional.

Todo cidadão tem direito a saúde, é uma necessidade básica do ser humano, tirar o SAMU de Avaré é tirar esse direito da população, tirar o direito de classes menos favorecidas a ter acesso ao bem estar, a saúde, ao atendimento médico de qualidade e eficaz, é tirar direito a vida.

Clamamos a toda a população para que se mobilizem para a manutenção do SAMU em nossa cidade.