Anúncio

A chuva forte de ontem causou estragos em Avaré, principalmente nas ruas e alguns veículos que nas áreas de alagamentos ficaram quase encobertos pelas águas. A passagem de áreas de instabilidade pelo sul do estado de São Paulo foi a responsável pela chuva forte que atingiu a região de Avaré, Sorocaba e também da Baixada antista. A previsão é de que as chuvas continuem até a próxima semana. A Defesa Civil do Estado emitiu alerta laranja para o risco de tempestades.

Além da grande São Paulo essas áreas de instabilidade devem provocar mais chuvas na região de Piracicaba, Campinas e depois seguem para áreas próximas da divisa com Sul de Minas, como Mogi Mirim e Bragança Paulista. É provável que região de São José dos Campos e de São Sebastião também sintam a passagem dessas áreas de chuva já na madrugada desta quinta-feira, 12 de Janeiro.

Estas áreas de estabilidade têm potencial para provocar chuva forte nesse final de noite e não dá para descartar até o risco de alagamentos.

As chuvas registradas em Avaré durante a noite desta quarta-feira, dia 11 de janeiro, voltaram a causar alagamentos e outros transtornos, principalmente na área central da cidade. A chuva provocou enchentes e deixou carros submersos.  A Rua Maranhão voltou a virar um rio, deixando vários cruzamentos de vias intransitáveis, como a Nove de Julho, Distrito Federal, Voluntários de Avaré e Rio Grande do Norte. Carros boiaram na esquina das ruas Distrito Federal e Maranhão.

Trecho da Rua Acre também ficou alagado, devido ao transbordamento do córrego que passa pelo local, ficando impossível o trânsito de veículos e de pedestres. A Rua Alagoas também virou um rio e afetou o trânsito nas ruas Mato Grosso, Goiás e Rio de Janeiro. Outros pontos da cidade também registraram alagamentos, como o trecho da Rua Goiás e Sergipe.

Em fevereiro de 2022, a Prefeitura chegou a decretar estado de calamidade pública após as chuvas ocasionarem enxurradas e inundações bruscas, além de erosões em vias públicas, deslizamento de terra, desabamentos de muros, danos em esgotos sanitários, estradas rurais e destruição de pontes.

Várias audiências públicas foram realizadas na Câmara Municipal com a Prefeitura e membros da sociedade, porém, até o momento, nenhuma atitude efetiva foi tomada para resolver o problema.

Auxílio-chuva

O governo de São Paulo liberou R$ 11,1 milhões para 20 municípios que sofreram estragos causados pelas chuvas das últimas semanas. Os convênios com as prefeituras preveem medidas como recuperação de muros de contenção, pontes e desassoreamento de rios.

O governo recebeu solicitações para obras emergenciais das cidades de Amparo, Araraquara, Brotas, Caieiras, Cajamar, Capivari, Dois Córregos, Franco da Rocha, Indaiatuba, Jacupiranga, Juquitiba, Laranjal Paulista, Monte Mor, Morungaba, Porto Ferreira, Rafard, São Carlos, Socorro, São José do Barreiro e Santo Antônio.

Entre as cidades atingidas, oito já decretaram estado de emergência. Para os municípios de Capivari, Monte Mor, Porto Ferreira, Rafard e Amparo o governo estadual também ofereceu ajuda humanitária, disponibilizando colchões, cobertores, cestas básicas e itens de higiene e limpeza.

Em Araraquara, no interior do estado, seis pessoas de uma mesma família morreram após o asfalto de uma avenida ceder e o carro onde estavam cair em um córrego. A cidade recebeu no domingo (8) a visita do presidente, Luiz Inácio Lula da Silva.

 

Fique atento

Inundações repentinas, bruscas ou enxurradas acontecem pela presença de grande quantidade de água num curto espaço de tempo. Ao perceber aumento do volume da água, procure um local elevado para estacionar seu veículo e lembre-se:

❌ Não cruze pontes, ruas ou avenidas alagadas;

❌ Águas de inundação são pesadas e violentas. Mesmo que você saiba nadar, não se arrisque em travessias ou brincadeiras. Apenas 15cm de água em movimento podem derrubá-lo, e 30cm de água em movimento são suficientes para arrastar o veículo;

❌ Não volte para casa até as águas baixarem e o caminho estar seguro.

 

(Fontes Defesa Civil, Voz do Vale e Agência Brasil)