Como está sua autoestima?

Anúncio

Autoestima é a capacidade que uma pessoa tem de confiar em si própria, de valorizar-se, de amar-se e saber expressar suas próprias aspirações e necessidades da maneira apropriada sem infringir direitos e respeitando os sentimentos dos outros. Muitos confundem autoestima com egocentrismo ou egoísmo. O egoísta é centrado em si mesmo e em suas próprias necessidades, enquanto que a pessoa de elevada autoestima ama e respeita a si própria, por isso sabe que os outros merecem o mesmo respeito e têm o mesmo direito de serem felizes e realizados. Autoestima e autoconfiança são irmãs gêmeas e andam sempre juntas. Não é algo com as quais as pessoas já nascem. Elas resultam de uma combinação de três fatores principais:

  1. Habilidades aprendidas: autoestima (assim com a autoconfiança) é uma combinação de habilidades e competências adquiridas ao longo da vida. Ela pode ser aprendida.
  2. Prática: Pode parecer estranho, mas mesmo que dê a impressão de ser algo espontâneo, a autoestima principia e se desenvolve através da prática contínua. Trata-se de atitudes e comportamentos que vão se cristalizando ano a ano até transformarem-se, mais tarde, em hábitos espontâneos e inconscientes de quem a pratica.
  3. Foco interno: É o principal dos três fatores. Autoestima e autoconfiança resultam do que os psicólogos chamam de foco interno de controle, ou seja, o ponto central do indivíduo. Significa que pessoas que se autodirecionam e responsabilizam-se por suas escolhas e decisões, têm maior autoconfiança e maior autoestima por estarem centradas e alicerçadas em sólidos valores e princípios pessoais de vida. Esse foco interno faz com que você procure conviver com pessoas idênticas ao seu modo de ser e pensar. Não por acaso Brian Tracy, um dos mais respeitados consultores americanos de motivação e vendas, faz uma pergunta: “Quer saber como você realmente é por dentro?” A resposta dele é categórica: “Você é exatamente igual aos seus 5 amigos mais próximos. Se eles forem positivos, atuantes, felizes e de elevada autoestima, então você também é positivo, atuante, feliz e de elevada autoestima. Mas, se eles forem negativistas, implicantes, medrosos (ou agressivos), acomodados e que reclamam de tudo, então você também é negativista, implicante, medroso (ou agressivo) e acomodado e que reclama de tudo.” As afirmações abaixo referem-se ao seu nível de autoestima. Responda com a máxima sinceridade levando em conta como você realmente é, e não como acha que você deveria ser. Responda de acordo com o critério abaixo, marcando na frente de cada afirmação a letra correspondente. Para cada afirmação assinale apenas uma opção.

S = Sempre ou quase sempre 

F=Freqüentemente

O = Ocasionalmente

N = Nunca ou quase nunca

  1. Normalmente me sinto muito bem e continuamente penso como é gostoso poder viver
  2. Quando enfrento adversidades ou tenho experiências negativas, invariavelmente consigo descobrir benefícios ou aprender algo novo e positivo com esses episódios
  3. Tenho por hábito encorajar a mim mesmo e as pessoas com quem me relaciono tanto em casa como no trabalho
  4. Mesmo que eu não goste, quando cometo um erro admito-o sem relutância, nem constrangimento
  5. Acredito que minha felicidade depende dos outros (não de mim)
  6. Faço o que acredito que é certo, mesmo que eu seja alvo de críticas ou gozações
  7. Quando recebo elogios fico constrangido ou envergonhado
  8. Sinto-me ofendido, magoado ou abatido quando recebo críticas
  9. Meu lema é: “Se você não tem nada de bom a falar sobre alguém, então não fale nada”.
  10. Costumo me queixar das coisas (por exemplo: do chefe, do trabalho, da família, do governo, da situação econômica, do salário etc.)
  11. Mesmo sabendo que eu sempre tenho que melhorar, sinto-me bem comigo mesmo (minha forma de falar, de andar, de rir, meus gestos, minhas expressões faciais etc.)
  12. Me magôo, me constranjo ou me humilho com certa facilidade.
  13. Sei o que eu quero da vida, tenho objetivos e metas claramente definidos e persigo-os mês a mês
  14. É comum eu sentir-me desanimado e desmotivado
  15. Quando alguém é agressivo comigo reajo com agressividade, ou, ao contrário, eu me retraio
  16. Embora eu não pare de lutar, muitas vezes sinto-me vítima das circunstâncias
  17. Gosto de desafios e de estar sempre aprendendo coisas novas
  18. Encaro com confiança obstáculos e adversidades, pois acredito que posso superá-los um a um.
  19. Respeito as pessoas na mesma proporção em que quero ser respeitado (você é assim?)
  20. Para ser aceito pelas pessoas às vezes faço coisas contra a minha vontade
  21. Tenho dificuldade de relacionar-me com as pessoas
  22. Me preocupo muito com o que as pessoas pensam a meu respeito

Verifique sua pontuação conforme gabarito abaixo. A seqüência sempre será SFON

  1. 3 2 1 0
  2. 3 2 1 0
  3. 3 2 1 0
  4. 3 2 1 0
  5. 0 1 2 3
  6. 3 2 1 0
  7. 0 1 2 3
  8. 0 1 2 3
  9. 3 2 1 0
  10. 0 1 2 3
  11. 3 2 1 0
  12. 0 1 2 3
  13. 3 2 1 0
  14. 0 1 2 3
  15. 0 1 2 3
  16. 0 1 2 3
  17. 3 2 1 0
  18. 3 2 1 0
  19. 3 2 1 0
  20. 0 1 2 3
  21. 0 1 2 3
  22. 0 1 2 3

TOTAL ___________

Resultado do Teste

De 50 a 66 pontos. Você tem uma excelente autoestima. Sabe enfrentar adversidades com confiança, tem uma visão positiva de si mesmo, valoriza suas habilidades e acredita em suas potencialidades. Siga em frente e mantenha-se neste nível. Se não confundir autoestima com arrogância, ou autossuficiência, terá todas as chances de sucesso profissional, pois saberá ser humilde, agir com maturidade e valorizar as pessoas.

De 36 a 49 pontos. Esta pontuação revela uma autoestima média. Em determinados momentos você enfrenta com galhardia adversidades e obstáculos já, em outros, sente grandes dificuldades em fazê-lo, talvez porque não confie totalmente em suas habilidades e competências, ou sinta-se inibido diante de certas situações. Procure analisar suas atitudes, acredite mais em suas capacidades e concentre seus esforços em descobrir, reconhecer e desenvolver seu devido valor. Sobre a autoestima, sugiro que veja os testes de Inteligência Emocional, Missão de Vida e de Resiliência. Poderão ser úteis a você.

Abaixo de 36 pontos. Esta pontuação revela uma baixa autoestima. É provável que você tenha perdido o prazer de desfrutar as coisas – e, mesmo, de viver -, por conta de uma percepção negativa de si mesmo e do ambiente que te cerca, e isso influi diretamente na qualidade de suas escolhas e decisões, e no seu relacionamento com as pessoas. É fundamental que você fortaleça sua autoestima através de cursos, livros e contato constante com pessoas positivas, realizadoras e de “alto astral”. Considere também a opção de fazer psicoterapia para melhorar suas chances de sucesso pessoal e profissional. Veja em outrraparte deste livro os testes de Inteligência Emocional, Missão de Vida e de Resiliência, que serão grande utilidade para você.

(Texto extraído do livro “35 Testes para Avaliar suas Habilidades Profissionais”, de Ernesto Artur Berg, Juruá Editora e Portal Administradores)