Suposto mutirão sem autorização da Visa realizado essa semana num espaço de festas
Anúncio

Depois de várias denúncias feitas pelo in Foco, a Secretaria Municipal da Saúde de Avaré emitiu uma nota oficial essa semana, alertando sobre a falsidade de um conteúdo veiculado nas redes sociais com o título “Projeto social em Avaré oferece serviços gratuitos para óculos de grau com agendamento online”.

Como afirma a nota, o suposto “Programa Enxergar Para Todos” não tem autorização e muito menos apoio da Secretaria Municipal da Saúde, tampouco alvará da Vigilância Sanitária Municipal.

Além disso, seus organizadores estão usando indevida e maldosamente foto de um posto de saúde, dando a entender que o tal projeto lá será desenvolvido lá, fato este que não procede.

Contudo, conforme vem investigando o in Foco, há uma onda de “programas e projetos” que tem vindo a Avaré e se dizem sociais; arrecadam clientes patrocinando conteúdo pago nas redes sociais, prometendo óculos e armações gratuitas e descontos em lentes.

No dia 26, segunda-feira, a reportagem esteve in loco num local alugado para um suposto mutirão na rua Maneco Amancio, 469, onde na verdade funciona um espaço para locação de festas. Dezenas de pessoas estavam no local em busca de consultas e armações gratuitas, mas o evento não tinha autorização para funcionar segundo a Vigilância Sanitária (Visa).

Um casal após a “consulta”, chegou a alertar algumas pessoas que se tratava de um “golpe”, mas a identidade dele permanece anônima a pedido do próprio casal.

A reportagem do in Foco chegou a questionar a direção do espaço de festas que serviu para este “mutirão”, mas ela confirmou apenas que havia sido alertada pela Visa que todos eventos teriam que ser autorizados e ter alvará da saúde.

Este suposto mutirão prometeu retornar a cidade dia 10 de março, para entregar hipoteticamente os óculos que já foram pagos pelos “pacientes”.

Com tantas denúncias, a Saúde negou qualquer tipo de autorização para este tipo de evento “social”, já que envolve suspeitas de golpes.

Para este final de semana, dias 2 e 3 de março já estava previsto um outro “mutirão da visão” , mas que foi cancelado diante das denúncias. O local seria o mesmo na cidade e o modus operandi destes “programas” é exatamente igual – o que leva a crer que pode ser um grupo organizado.

Na investigação, o in Foco chegou a constatar que em alguns casos foram usados endereços falsos, assim como CNPJs e sites fakes.

O in Foco já havia denunciado recentemente, uma campanha fake ‘Visão para todos’ que tinha os mesmos moldes e acabou não sendo realizada.

Ano passado, essa onda fake atingiu a capital paulista e em uma matéria do G1, a secretaria de Saúde paulistana denunciou que as imagens que circulavam no Instagram e no Facebook, com nomes como “Programa Visão Solidária”, “Visão para Todos”, “Óculos do Bem” e “Enxerga São Paulo” eram fakes.

A Secretaria Municipal de Saúde esclarece que, para obter atendimento oftalmológico gratuito pela rede pública, o cidadão deve ir à sua Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência, onde terá consulta agendada.