Anúncio

Pessoas com comorbidades com idade entre 55 e 59 anos começaram a ser vacinadas contra a Covid-19 na terça-feira, 12. A partir de sexta-feira, 14, a imunização é ampliada para quem tem entre 50 e 54 anos. Já quem tem comorbidades e está na faixa entre 45 e 49 anos será vacinado a partir de sexta-feira, 21.

Grávidas e puérperas com comorbidades acima de 18 anos recebem a primeira dose a partir de segunda-feira, 17.

Portanto, não basta ter comorbidades para ter acesso à vacina: é preciso estar dentro da faixa etária definida pelo Ministério da Saúde.

Além disso, o órgão federal definiu quais doenças cardiovasculares e crônicas se encaixam no quadro de comorbidades. Confira a tabela.

 

Comprovante médico

Pessoas com Síndrome de Down, pacientes renais, transplantados e pessoas com comorbidades devem levar carta médica, exame ou um comprovante que contenha o CRM do médico.

Isso porque é necessário digitar o número do documento no sistema. Quem não apresentar o CRM do médico responsável não poderá receber a dose.

Também é preciso apresentar o extrato do BPC para receber a vacina. É importante ainda levar CPF, cartão SUS e comprovante de residência para a vacinação.

Locais de vacinação

A vacinação ocorre de segunda a sexta-feira nos seguintes locais e horários:

  • Posto do Jardim Vera Cruz (Rua Carmem Dias Faria, s/n) das 8 às 11 e das 13 às 16 horas;
  • Drive-thru no Parque Fernando Cruz Pimentel (Emapa) das 8 às 11 e das 13 às 16 horas;
  • Posto da Brabância (Praça Armando de Paula Assis, s/n) das 8 às 11 horas.

 

Cadastro

Para evitar filas e aglomerações é importante fazer o pré-cadastro no site vacinaja.sp.gov.br, recomenda a pasta.

“A vacinação é uma estratégia coletiva de combate à pandemia. Faça sua parte: tome a vacina que está sendo oferecida. É muito importante comparecer para receber a segunda dose. Uma dose só não garante a proteção”, ressalta a Secretaria Municipal da Saúde.