Anúncio

Segundo o Ministério da Saúde, a vacinação cruzada é considerada um erro, e quem recebe doses de laboratórios distintos não pode ser considerado imunizado. Em Avaré, não havia relatos de pessoas que foram vacinadas com imunizantes diferentes. Contudo, essa semana uma denúncia foi encaminhada ao in Foco.

O homem C.L.C. tomou em abril a primeira dose da AstraZeneca e em julho, em outra unidade de saúde, a Coronavac. Procurada, a secretaria de Comunicação disse que a pasta da Saúde informou que tratava-se de um erro de preenchimento do cartão de vacinação.

“A Secretaria Municipal da Saúde informa que consultou o sistema e foi constatado que o paciente tomou as duas doses da vacina AstraZeneca.  Ou seja, trata-se de um erro de preenchimento no Cartão Verde (carteirinha de vacinação), já que o esquema vacinal está correto e o paciente não foi prejudicado”, diz a nota.

O munícipe foi orientado a se dirigir à Vigilância Epidemiológica para que o documento seja substituído.

Ao se vacinar, observe bem o que será marcado. Você pode conferir sua vacinação no app Conecte Sus ou no site: conectesus-paciente.saude.gov.br