Gesiel e a neta Manu, a quem dedicou a obra
Anúncio

O escritor, historiador e colunista do in Foco, Gesiel Júnior, lançou dia 1º mais uma obra: “A igreja do Bairro e sua história centenária”, marca a comemoração da criação da segunda paróquia de Botucatu, situada na Vila dos Lavradores.

A noite de lançamento, dia 1º de setembro, ocorreu com uma sessão de autógrafos na Igreja Matriz do Sagrado Coração de Jesus.

Com 240 páginas, a obra foi prefaciada pelo arcebispo dom Maurício Grotto de Camargo, que a considera “um precioso instrumento, senão o mais importante”, para a comemoração dos 100 anos da paróquia, criada pelo primeiro bispo, Dom Lúcio Antunes de Souza, em setembro de 1923.

“Nessa narrativa dá pra percorrer dos primórdios até a atualidade a saga do catolicismo em Botucatu, com foco na igreja da Vila dos Lavradores, o lugar para onde confluem tradições, expectativas, problemas culturais, sociais e políticos de seus habitantes”, realça Gesiel Júnior. Ele diz que aos leitores a publicação apresenta uma série de dados inéditos e de fotografias raras, frutos de pesquisa arquivística e de análise histórica.

“O novo livro do Gesiel é um primor. Afinal, ele soube alinhavar fatos locais aos nacionais e internacionais da Igreja. Chega a ser emocionante a maneira como ele os descreve com base em comprovações documentais, incluindo as jornalísticas. E a intimidade com o desenrolar dos fatos dentro da diocese é muito própria do Gesiel, apenas. Isso demonstra a correção da escolha dele para tão importante missão. Está de parabéns, mais uma vez”, avaliou o escritor e pesquisador botucatuense João Carlos Figueiroa.

O pároco da igreja do Bairro, padre José Hergesse, informa que o livro teve a sua edição patrocinada por empresas e famílias da comunidade, as quais quiseram celebrar o jubileu paroquial como forma de “agradecer pelas ações boas que foram realizadas ao longo desses anos e recomeçar a partir de Jesus Cristo, nossa luz e nossa única esperança”.

Com selo da Editora Gril, a publicação traz na contracapa a descrição da primeira Matriz do Sagrado Coração de Jesus, cujas ilustrações foram reconstituídas digitalmente pelo designer Douglas Pires. O exemplar custa R$ 40,00.

 

(fonte e foto: Acontece Botucatu)