Anúncio

 

No dia 23 de fevereiro, diretores escolares e coordenadores pedagógicos de Avaré e região se reuniram no câmpus da Eduvale para receber orientações técnicas a respeito da implementação da política de educação especial do estado de São Paulo.

O encontro marcou mais uma parceria entre a Faculdade Eduvale e a Diretoria de Ensino – Região de Avaré em prol de melhorias para a educação.

Na abertura, o Dr. Claudio Mansur Salomão (presidente mantenedor da Faculdade Eduvale e membro do Conselho Estadual de Educação do Estado de São Paulo – CEE/SP) discorreu sobre a importância da formação acadêmica, princípios éticos e sociais, a necessidade do rompimento de culturas enraizadas, o acolhimento de crianças com autismo em sala de aula, mudanças da sociedade, estigmas e questões raciais e sexuais, desafios de inclusão, suicídio juvenil e o número constante de afastamentos de docentes na rede pública. Ele ainda ressaltou o trabalho do Núcleo de Inclusão e Acessibilidade da Eduvale e anunciou a criação de um podcast especial para os professores.

“Esse ano eu completo 45 anos na área da educação. Poder estar entre colegas é maravilhoso e isso também corre na veia da Eduvale. Vocês são muito bem acolhidos nesta casa de ensino e neste centro de educação. É um prazer recebê-los! Somos parceiros, estamos sempre à disposição. A Eduvale é a continuidade da casa de vocês”, pontuou.

Na sequência, a Dra. Verônica Reis (coordenadora do curso de Psicologia da Faculdade Eduvale) em conjunto com a professora Ariane Silva e alunos representantes dos 7° e 9° períodos apresentaram um projeto de extensão com base nos Direitos Humanos, saúde, inclusão e diversidade que contemplará as escolas vinculadas à Diretoria com uma série de ações que serão desenvolvidas de acordo com a demanda e necessidade de cada unidade. “A ideia está alinhada com as disciplinas Atividade Articuladora de Extensão III e V e com a Agenda 2030 de Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU, especialmente com as metas três, quatro e cinco que visam saúde, bem-estar, qualidade da educação e igualdade de gênero”, pontuou a Dra. Verônica.

“A Eduvale já atua em muitas escolas. Temos essa parceria com a Psicologia e agora estamos iniciando também projetos com o curso de Arquitetura inicialmente em escolas mais vulneráveis. Agradeço demais esta instituição de ensino e ao Dr. Claudio, muito prestimoso. Essa parceria nos auxilia a potencializar o ensino escolar”, disse Daniela Miranda Fernandes Santos, dirigente regional de ensino.

Planejamento de ações, novos projetos, legislação e a importância do ensino colaborativo também foram tópicos de estudos no treinamento. “Esta formação se faz necessária e importante para subsidiar e orientar as unidades escolares quanto à implementação da Política de Educação Especial do Estado de São Paulo Temos o compromisso de garantir e avançar no ensino de qualidade e no pleno exercício dos direitos fundamentais a todos os estudantes da rede estadual. Em especial, refletindo e orientando sobre os apoios, recursos e serviços a serem disponibilizados”, concluiu a dirigente Daniela.