Anúncio

 

É um passeio pela cidade que nunca dorme sob o olhar da sua escritora mais ranzinza

Nova York poderia ser um país independente, pois é um universo  ultra- cosmopolita que reúne pessoas e culturas diversas, um lugar onde você pode ser e fazer o que bem entender sem julgamentos ou olhares tortos. No entanto as mesmas coisas que tornam essa cidade exuberante a fazem ser insuportável, muita gente, muita informação e muito tudo – características que encantam, mas também irritam muita gente, uma delas é Fran Lebowitz.

Fran Leibowitz é uma escritora que apesar de ter apenas 4 livros lançados, é uma figura icônica na cena cultura nova iorquina, sendo convidada para palestras e talk shows, suas entrevistas parecem shows de stand-upcomedy, tamanha a sua verve cômica e rabugice.

Ela é o centro da série documental da Netflix “ Faz de Conta que NY é uma Cidade” produzida e dirigida pelo amigo Martin Scorsese, que a entrevista com perguntas divertidas e provocativas e ri gostoso das respostas ferinas ( mas sensatas, vale dizer) da amiga. Eles gravaram várias sessões de conversas num restaurante chic e também num teatro com público presente. Os 7 episódios são divididos por temas: artes, livros, esportes, dinheiro, transporte público, tecnologia e claro, a própria cidade de NY.

Fran sente saudades dos tempos analógicos, pois ela não tem computador muito menos celular; e um dos lados abomináveis de NY, segundo ela, são as pessoas cada dia mais voltadas para o próprio umbigo e sem desgrudar da tela do celular. Ela sente falta da época em que a cidade era imunda e perigosa, mas eternamente charmosa e caríssima de se viver. Lebowitz segue em deliciosos monólogos contando um pouco sobre sua infância, a rígida família judia, sua ida para NY, suas amizades e até as abotoaduras que adora usar no look que é o mesmo desde sempre – jeans, camisa e blazer bem largos com bota de cowboy ou sapato masculino.  Mas claro que ela nunca mais saiu de lá porque ama o lado sofisticado da cidade, festas com os amigos artistas e escritores, o “crème de la crème”, bons restaurantes, cinemas antigos, livrarias e casas de shows.

Para alguns Fran Lebowitz pode parecer ranzinza demais, mas pra quem gosta de gente inteligente com raciocínio rápido e humor requintado ela é um deleite. Os 7 episódios de “Faz de Conta que NY é uma Cidade” são poucos pra ela, e pra nós também.