Anúncio

O que era suspeita por conta do altíssimo número de pessoas em tratamento domiciliar foi confirmado: festas clandestinas nos últimos dois finais de semana teriam sido as principais responsáveis pelo aumento alarmante nos casos de covid-19 em Avaré.

As festas foram realizadas na represa, em casas de condomínios, e são na maioria das vezes universitárias. A informação não foi confirmada oficialmente, mas há inúmeros alunos contaminados, tanto que dois colégios de ensino médio e cursinhos suspenderam suas aulas para tentar frear o contágio.

Hoje Avaré tem oficialmente 337 pessoas com covid em isolamento domiciliar, um índice nunca visto em toda a pandemia. Só este mês foram 25 mortes (no total de 158 óbitos) e 1.078 novos casos (74 nas últimas 24hs).

Com 7.090 casos confirmados hoje, dia 20 ( 6.558 pessoas curadas), a cidade não tem vagas para novas internações já que a Santa Casa continua com ocupação máxima e mais de 20 pacientes continuam no Pronto Socorro a espera de um leito.

A Vigilância Sanitária Municipal juntamente com a Polícia Militar são responsáveis pela fiscalização de festas e aglomerações segundo decretos estadual e municipal. Mesmo diante de todo caos, grande parte da população ignora tudo isso e continua propagando o vírus em festas.

No último final de semana, até mesmo num espaço público (o parque de exposições da Emapa) sediou um evento, que teve aglomerações de pessoas sem máscaras ou distanciamentos. O caso está sendo apurado pela polícia depois que o prefeito Jo Silvestre – alegando não ter conhecimento do evento – registrou um BO; entretanto, a secretaria de Comunicação já havia enviado email garantindo que o evento particular não teria público.