Anúncio

Começou hoje uma nova frente fria que atinge o Brasil, o Paraguai e o norte da Argentina. Amanhã, contudo, há previsão de que ela traga um ciclone extratropical que se forma sobre o Sul do Brasil, segundo o Climatempo. Este sistema desloca-se sobre o interior do Brasil nos dias 9, 10 e 11 de agosto. Esta frente fria traz também uma forte massa de ar frio de origem polar.

A passagem desta frente fria tem potencial para provocar chuva forte, vento forte, granizo, brusca e acentuada queda da temperatura. Também há risco de geada e não se pode descartar completamente a possibilidade de precipitação invernal, como chuva congelada e/ou neve, e ainda fenômenos como tempestade de poeira. Além de todos estes fenômenos, o ciclone extratropical que se forma com esta frente fria vai provocar ventos fortes na costa do Sul e do Sudeste elevando as ondas.

É alto o risco de chuva forte nos três estados da Região Sul, em São Paulo, no Rio De Janeiro, no Sul de Minas Gerais, no extremo sul de Goiás, em Mato Grosso do Sul, no oeste e sul de Mato Grosso, no Acre, em Rondônia e Amazonas.

Fortes rajadas de vento podem ocorrer associadas ao ciclone extratropical, às grandes diferenças de temperatura e de pressão atmosférica em poucos quilômetros e também a presença de nuvens cumulonimbus.

O levantamento de grande quantidade de poeira formando uma nuvem em movimento não está descartado em estados como Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, São Paulo e Minas Gerais. Este fenômeno não é muito provável, mas com a ocorrência de ventos fortes e considerando que áreas do Sudeste e do Centro-Oeste já estão com solo seco e sem cobertura vegetal, algum levantamento de poeira poderá ocorrer.

Em Avaré, as temperaturas devem cair ainda mais entre os dias 10 a 12, quando as mínimas previstas são de 9ºC.

(Fonte Climatempo)