Anúncio

Intitulado “História da Freguesia de São Sebastião do Tijuco Preto”, o primeiro livro do professor Antonio Alves da Fonseca, o Bidu, foi lançado no último sábado, 16, no salão paroquial da Igreja Matriz de São Sebastião, em Piraju. A pesquisa foi feita em parceria com o pesquisador Gesiel Júnior, de Avaré, autor de diversas obras do mesmo tema.

A primeira paróquia de Piraju foi criada em 1872, quando a cidade era ainda chamada de Tijuco Preto e os primeiros católicos escolheram São Sebastião como padroeiro. “A história do catolicismo em Piraju está nestas páginas. Faltou-nos acesso aos livros-tombo paroquiais, mas mesmo assim não desanimamos, pois sabemos que nem todos sabem valorizar a pesquisa histórica e a importância da preservação da memória eclesial”, afirmou Bidu. Ele e Gesiel agradecem a ajuda obtida em outras fontes.

No novo livro, com selo da Editora Gril, os leitores vão rever os padres brasileiros e estrangeiros que guiaram a comunidade nesse longo período, bem como os leigos e leigas empenhados na construção da bela primeira matriz, de onde saíram mais três paróquias.

Professor aposentado, Antonio Alves da Fonseca dedica-se à pesquisa genealógica e mantém no facebook o grupo “Piraju: sua história e sua gente”. Para elaborar sua primeira pesquisa impressa convidou o jornalista e escritor Gesiel Júnior, autor de 47 livros, boa parte referente à história da Igreja Católica na região.

Com belas imagens dos fotógrafos Lew Moraes, Marco Antonio (Fotomarco Três Pareja) e Rodolfo Pareja, o exemplar de “História da Freguesia de São Sebastião do Tijuco Preto” custa R$ 30,00. Para encomendas pelo correio o contato é (14) 981580884 ou pelo e-mail bidufonseca@yahoo.com.