Anúncio

A Fundação Seade divulgou o painel do Produto Interno Bruto (PIB) do estado e dos municípios de São Paulo. Sorocaba e Jundiaí (SP) estão entre as primeiras cidades colocadas em todos os setores. Já Itapetininga (SP) é destaque em agronegócios; Itaí  aparece em 19º lugar na agropecuária.

O Produto Interno Bruto (PIB) serve para medir a evolução da economia. O painel divulgado foi baseado em números da instituição com informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que detalharam os índices socioeconômicos de cada cidade.

Entre as dez primeiras cidades com o maior PIB do estado, Jundiaí aparece em sétimo lugar com 2,1%, enquanto Sorocaba ocupa a décima colocação, com 1,6%.

No segmento de Valor Adicionado (VA) bruto, Jundiaí aparece em oitavo lugar, com 1,9%; e Sorocaba em décimo, com 1,6%. A indústria também foi analisada pela Fundação Seade. Neste caso, Jundiaí está em sétimo lugar, com 2,3%, ante 2,2% de Sorocaba, que ficou em oitavo. Em relação aos serviços oferecidos pelas cidades paulistas que movimentam o PIB, Jundiaí também ocupa a sétima posição, com 1,9%; e Sorocaba vem um pouco mais abaixo, na nona posição, com 1,4%.

No setor agropecuário, muitas cidades das regiões de Sorocaba, Jundiaí e Itapetininga se destacaram. Itapeva e Itatiba são as duas primeiras colocadas, com 2,1% e 1,8%, respectivamente.

 

Destaques na região

Além de cidades das regiões de Sorocaba, Jundiaí e Itapetininga, municípios das regiões de Bauru e São José do Rio Preto também se destacaram nos dados divulgados na quinta-feira (21). Confira:

São José do Rio Preto – 18ª colocação no PIB estadual, 16ª em Valor Adicionado, 15ª em serviços prestados;

Bauru – 17ª colocação em serviços prestados;

Itaí – 19ª colocação em agropecuária;

Capão Bonito – 20ª colocação em agropecuária.

 

Fonte g1