
A Câmara Municipal de Avaré realiza amanhã (23) a noite, a partir das 19h00, a cerimônia para a entrega de agraciados com a medalha Maneco Dionísio, concedida à pessoas que prestaram relevantes serviços para o município.
Entretanto, chama a atenção que o primeiro nome é do ex-vereador Rodivaldo Ripoli, pai do atual edil Leo Ripoli (PTB) – vereador que teve o mandato cassado por fala homofóbica.
Há cerca de 2 anos, por pressão popular o legislativo voltou atrás na decisão de entregar um título de Cidadão Avareense ao mesmo ex-vereador.
Na época, o projeto da honraria gerou polêmica por conta do beneficiado ter sido cassado e porque sua aprovação – 7 contra 6 votos – em julho de 2021, teria contrariado a Lei Orgânica do Municipio, que em tese, sobrepõe o Regimento Interno da Câmara.
Os autores do projeto eram os integrantes da mesa diretora na época: o presidente Flávio Zandoná (Cidadania), o vice Roberto de Araujo (PTB) e Ana Paula (Republicanos) e Carla Flores (MDB).
Em outubro de 2021, foram contrários a concessão do título a Rodivaldo os vereadores: Marcelo Ortega, Adalgisa Ward, Bel Dadário, Hidalgo Freitas, Carlos Wagner e Luiz Cláudio, todos da oposição.
A oposição destacou, naquela oportunidade, que segundo a Lei Orgânica “conceder título de cidadão honorário ou qualquer outra honraria ou homenagem a pessoas que reconhecidamente tenham prestado relevantes serviços ao município ou nele se destacado pela atuação exemplar na vida pública e particular, mediante decreto legislativo, aprovado pelo voto de, no mínimo, dois terços de seus membros”, ou seja, seriam necessários 9 votos para aprovação na época. Depois da polêmica, a entrega do título foi suspensa e até custos com o evento teriam sido devolvidos.
Agora, contudo, foi a vez da oposição voltar atrás e aprovar a concessão da medalha a Rodivaldo – indicação do próprio presidente da mesa, Carlos Wagner (PSD), com apoio da mesa e de todos os vereadores. A homenagem foi aprovada na sessão de ontem por unanimidade, sem qualquer divulgação prévia.
Veja abaixo os homenageados e respectivamente, os vereadores que os indicaram
NOMES INDICADOS À MEDALHA MANECO DIONÍSIO
TENENTE CARLOS WAGNER – RODIVALDO RÍPOLI
LUIZ CLÁUDIO DESPACHANTE – JOÃO ANTÔNIO GUERRA JUNIOR
PROFESSORA ADALGISA WARD – HADEL AURANI
DIRETORA BEL DADARIO – ELIZABETH CAPECCI SIQUEIRA
ANA PAULA DO CONSELHO – GERSON DE SOUZA
FLÁVIO ZANDONÁ – CLAUDIO MANSUR SALOMÃO
HIDALGO DE FREITAS – NEUSANIA APARECIDA NUNES MARTINS
LAZÃO – SILVANA MOTA
LÉO RÍPOLI – SEBASTIÃO FRANCELINO DA CRUZ
MAGNO GREGUER – JOSÉ LUIZ SOARES DE NORONHA
MARCELO ORTEGA – AMAURI FERREIRA DE ALBUQUERQUE
MOACIR LIMA – SÔNIA SORBA CROMECK CORRÊA
ROBERTO ARAUJO – ELZA CASTILHO ALBUQUERQUE