Anúncio

Além das denúncias de descaso no atendimento, Avaré teve dois casos de mortes por coronavírus e cujos diagnósticos foram idênticos e supostamente errôneos: ambas as vítimas (um motorista e uma consultora de vendas)  tinham sido diagnosticadas com gripe, mas estavam com covid e vieram infelizmente a falecer.

Os casos ganharam repercussão e muitos avareenses tem solicitado informações sobre como proceder em casos nos quais os médicos não pedem sequer testes para comprovar ou não a suspeita de covid, já que o receio é que os exemplos citados continuem a ocorrer.

Numa ampla pesquisa, o in Foco apurou que não existe infelizmente um protocolo oficial nestes casos. A informação foi confirmada pelo presidente da OAB local, Pedro Fusco, após consulta da comissão de Direito Médico.

Segundo o presidente, não há como exigir do médico a realização do teste. “O ato do diagnostico é privativo dele (médico), não tem um protocolo que o obrigue a isso até o momento”, frisa.

Contudo, erros ou negligência médica podem e devem ser questionados judicialmente.Se houver um erro de diagnóstico, o paciente pode estar processando o médico, o hospital, o plano de saúde e aí envolve todas as questões de direito médico e de responsabilidade civil previstos no artigo 186.927 do Código Civil”, explica o presidente da OAB.

Apesar disso, o Ministério da Saúde tem incentivado desde o início da pandemia, a procura por atendimento o mais rápido possível assim que surgirem os sintomas e também, os profissionais da Saúde a orientar pacientes com tratamentos e testes – como os posts acima (da campanha do MS) mostram.

Espera-se que o Ministério Público investigue os casos citados envolvendo mortes de dois pacientes.