Anúncio

Uma explosão de ação delirante 

Esqueça o filme de 2016, aquele fiasco monumental causado por mudanças de direção e várias edições sem pé nem cabeça. Esse filme de 2021 é O “Esquadrão Suicida” que era pra ter sido o anterior, num contexto caótico e trash, que agora chega com tudo nos deixando zonzos com tantos predicados.

Um grupo de desajustados de alta periculosidade, já condenados e que não tem nada a perder são escalados pra uma missão quase que suicida, mas como eles são fodões apatetados o governo tem como certo que eles darão conta do recado. Ir até a ilha Corto Maltese que sofreu um golpe e está nas mãos de ditadores sanguinários para que os EUA (claro, sempre eles!) garantam a democracia no mundo e sua hegemonia planetária.

O diretor James Gunn dirige com brilhantismo essa trama que não tem filtros quando se trata de insanidade e violência, o filme é uma locomotiva desgovernada de tirar o fôlego. Ele habilidosamente usa cenas grandiosas em plano sequência, com efeitos especiais ótimos e uma vibe cartunesca que sempre cativa.  Sobram pancadaria e perseguições, Gunn mata quem quer que seja sem dó nem piedade, cabeças voam e corpos explodem aos milhares. Tudo isso aliado a uma trilha sonora  moderna garantem a adrenalina.

Parte dos personagens não tem muito carisma, em compensação a outra metade é um assombro e carrega o filme: Viola Davis como a agente tirana do governo; Margot Robbie encarnando mais uma vez a deliciosa Arlequina, sarcástica, doida de pedra, uma princesa Disney sociopata; Idris Elba brilhante como o sanguinário carismático até o osso, um assassino invencível mas que tem suas fraquezas emocionais que nos comovem. Vale citar a participação da brasileira Alice Braga como líder da resistência que luta pra retomar o poder ao povo.

A crítica sócio-política é poderosa e recai sobre países com governos ditatoriais que parecem uma caricatura e também sobre os EUA. Quem afinal está certo, é soberano e dita as regras no planeta? Mais não posso falar pois entregaria a ótima reviravolta da trama.

Se eu me diverti? Muito, muito, muito!! Cheguei com sono no cinema e saí pilhada, um filme para aficcionados da DC Comics ou não. Assistam! “O Esquadrão Suicida” está em cartaz nos cinemas.