Anúncio

 

A crise chegou e, aos poucos, toma de assalto a vida de muitas famílias. Hoje, milhões de brasileiros perderam o emprego e precisam conviver com inflação ainda elevada, enquanto lidam com o crédito cada dia mais escasso e a juros exorbitantes. Um dos grandes e talvez mais preocupantes problemas da crise é a falta de esperança. Não ter uma perspectiva real para o futuro paralisa o país, e o que existe de mais inquietante no atual cenário é que a crise econômica se fundiu com a crise política.

É sempre importante manter a consciência financeira, tratando as finanças pessoais com responsabilidade, ou seja, respeitando o seu padrão de vida. Com a piora da crise, duas ações se tornam indispensáveis: um pente fino no orçamento pessoal e adotar alguma forma de cortar os gastos. Se a ordem do momento é economizar, a melhor forma de fazer isso é conseguir manter o seu orçamento em dia e cortar tudo aquilo que agora não é essencial. Ao contrário do que possa parecer, nem sempre identificar os gastos desnecessários é algo simples. Confira as dicas de Ricardo Pereira, educador financeiro, palestrante, Sócio cofundador do Dinheirama e autor do livro “Dinheirama” (Blogbooks).

 

  1. Anote os seus gastos

Gastou? Anote! É simples assim: conforme você anota os seus gastos, você consegue ter uma noção real de para onde está indo o seu dinheiro. A grande dificuldade aqui está em conseguir manter um registro realmente seguro de todos os gastos. Normalmente, colocamos apenas as contas grandes e deixamos as coisas simples do dia a dia de fora. Evite fazer isso e anote absolutamente tudo que você gastar, ainda que por alguns meses apenas. A partir dessa fotografia ficará mais fácil descobrir para onde está indo seu dinheiro e quais gastos poderão ser cortados para que você possa economizar.

  1. Planeje seu mês

A maioria dos pagamentos do mês são relacionados a gastos fixos. Isso significa que todos os meses você sabe que terá que pagar determinada despesa (aluguel, condomínio, água, luz e etc.). Ao planejar essas contas, você consegue controlar melhor quanto ainda sobrará ou faltará no mês e, com isso, terá mais segurança sobre o que ainda terá para gastar. Ao unir o planejamento das despesas com a prática de anotar os gastos, dificilmente você se verá surpreendido no final do mês.

  1. Reveja o uso do cartão de crédito

Existem duas boas formas de controlar seus gastos através do cartão de crédito: ou usando ele como ferramenta que regulará os gastos no mês em períodos, ou deixando ele totalmente parado (utilizando-o apenas em casos específicos). Na prática, isso significa que você pode utilizar o cartão de crédito para todos os seus gastos, se assim desejar, já que assim será possível ter um registro real com todos os lugares para onde o seu dinheiro foi, mas precisa ser organizado e capaz de pagar a fatura em dias sempre. Quem não consegue lidar com o crédito de forma responsável, talvez deva ficar o mais longe possível dele (pelo menos até aprender a controlar o ímpeto e entender suas vantagens e reais características). Lembre-se ainda que o cartão de crédito é uma forma de pagamento e não uma despesa em si, por isso se utilizar o cartão lembre-se de lançar e detalhar a despesa em seu controle da forma correta.

  1. Tenha em mãos o dinheiro que pretende gastar

Outra excelente maneira de controlar seus gastos e identificar possíveis excessos é gastar apenas aquilo que você tem em mãos. Por exemplo, no começo do mês retire uma certa quantia de sua conta e considere esse dinheiro o retrato de seu orçamento para tudo o que quiser fazer durante o mês. Acabou o dinheiro, acabou a diversão – mesmo que sua conta diga o contrário. Dessa forma, você se acostumará a não se descontrolar ou exagerar, seja usando incessantemente o cartão de débito ou o crédito. Algumas famílias no Japão costumam separar o dinheiro em envelopes; para cada tipo de despesa, eles colocam um montante de dinheiro. Quando acaba o dinheiro do envelope, paciência, para gastar de novo com aquilo só no próximo mês.

  1. Use e abuse da tecnologia

Atualmente, existem centenas de bons aplicativos que ajudam você a conseguir controlar os seus gastos mensais. Aprender a usá-los é uma excelente forma de manter os olhos abertos para identificar o rumo do dinheiro e fazer um controle financeiro mais eficiente. Além disso, utilizar esses aplicativos por mais tempo permitirá compreender de forma ainda mais completa a realidade financeira familiar.

A consciência financeira é um desafio para todos. Ajustar o orçamento é um passo fundamental neste sentido, principalmente em períodos de crise. Nós vivemos hoje a pior crise registrada em décadas, e muita gente acredita que teremos ainda períodos difíceis antes de voltarmos ao rumo do crescimento.

Acontece que, ao contrário do que a maioria consegue perceber, crises são momentos importantes para reflexões e mudanças de atitude, e uma dessas transformações precisa ser a do orçamento. Opte por cortar despesas que não são essenciais, reforce sua reserva de emergência e invista em produtos seguros e capazes de oferecer boas rentabilidades.

(Fonte Ricardo Pereira – Dinheirama)