Anúncio

O WhatsApp anunciou que está disponibilizada a função de pagamentos no Brasil. Os pagamentos pelo WhatsApp têm o potencial de revolucionar e trazer ainda mais diversidade para o cenário de meio de pagamentos no país. O aplicativo tem 160 milhões de usuários brasileiros e é amplamente utilizado por empresas para contatos com clientes e para vendas.

A novidade chega de forma gradual aos dispositivos pelo país e as pessoas que tiverem o recurso liberado podem “convidar” as outras a participar. As transações, que não têm cobrança de taxas, só podem ser realizadas em moeda local e dentro do país.

“Uma conta habilita o serviço de outras automaticamente ao enviar uma transferência de qualquer valor. A partir daí, este contato já terá o serviço automaticamente habilitado. Os bancos parceiros também podem convidar seus clientes para se inscrever e usar os pagamentos no WhatsApp”, afirmou o WhatsApp em nota oficial.

Segundo o mensageiro, se um destinatário de recursos ainda não configurou o Facebook Pay, ele tem dois dias para aceitar o dinheiro adicionando um cartão compatível, do contrário o valor será reembolsado ao pagador.

Para usar, é preciso ter cartões de débito, pré-pago, ou crédito e débito de um dos bancos parceiros — Banco do Brasil, Banco Inter, Bradesco, Itaú, Mercado Pago, Next, Nubank, Sicredi e Woop Sicredi, com as bandeiras Visa e Mastercard. Os pagamentos são intermediados pela Cielo e o sistema segue aberto para outros parceiros interessados.

Não há mecânica de carteira virtual, QR Code ou pagamentos para maquininhas, as transações dependem dos bancos parceiros e do sistema de transferência da Cielo.

Há limites para os envios: 1.000 reais por transação e até 20 transações por dia, com os bancos parceiros podendo estabelecer limites menores. No mês, o limite é de 5.000 reais em transferências.

“Pagamentos digitais são muito importantes neste momento. É mais seguro do que pagar em dinheiro e você não precisa ficar na fila de um banco”, afirmou Mark Zuckerberg, presidente e fundador do Facebook em depoimento. “Poder acessar ferramentas financeiras pode deixar a vida mais fácil e nós acreditamos que as pessoas deveriam ter mais controle em como usam seu dinheiro e pagamentos digitais podem garantir esse poder”.

 

Pagamentos para contas business

 

 

O WhatsApp afirmou que, por enquanto, o serviço estará disponível apenas para pessoas e que os pagamentos entre indivíduos e empresas será lançado em um segundo momento, a depender da aprovação das autoridades.

Quando a função de pagamento foi anunciada em junho do ano passado, a empresa disse que seria preciso ter uma conta Cielo para solicitar e receber pagamentos em contas de negócios.

De acordo com aquelas informações, por ser um perfil voltado para o comércio, nessas contas os pagamentos seriam ilimitados, tanto de crédito quanto de débito, teriam a possibilidade de oferecer reembolsos e teriam suporte técnico. Os comerciantes, diferentemente dos usuários, pagariam uma taxa fixa de 3,99% por transação.