Anúncio

A Polícia Militar enviou nota à imprensa, alertando sobre o falso golpe do sequestro que tem aumentado nos últimos meses.

Criminosos estão atuando de forma persuasiva em grupos mais vulneráveis, colocando pânico nas pessoas e as deixam suscetíveis a possíveis golpes, dentre eles o Golpe do Falso Sequestro. Muitos idosos e pessoas sem acesso a informações acabam sendo vítimas em potencial de criminosos, por isso é importante que os familiares dialoguem com essas pessoas sobre o que fazer caso recebam ligações suspeitas”, afirma a nota.

E como os criminosos agem? Segundo a PM, o criminoso realiza ligações de forma aleatória para muitos números. A vítima atende e o criminoso começa a gritar ao fundo como se fosse uma pessoa sequestrada. Normalmente, chama pela mãe ou pai; nesse momento, a vítima desesperada e sem perceber, acaba falando o nome de um(a) filho(a). Tudo que o criminoso precisa para que você acredite que o sequestro é verdadeiro, pois a partir daí, ele tem o nome de um familiar.

E como agir? “Ao receber uma ligação suspeita, desligue o telefone. Imediatamente tente ligar ou peça para alguém contatar o familiar, suposto “sequestrado”, para saber se está tudo bem. Caso esteja próximo a alguma base da Polícia Militar, procure ajuda ou ligue para o número de emergência 190, não haja no calor da emoção”, orienta a PM.

 

(Fonte Seção de Comunicação Social 53° BPM/I)