Anúncio

Na madrugada deste domingo (24),  na cidade de Avaré, uma idosa de 89 anos sofreu uma tentativa de golpe do falso sequestra, que foi frustrada graças a rápida ação da Polícia Militar.

Por volta das duas horas da madrugada, ela recebeu uma ligação de uma pessoa falando que a sua filha estava na condição de refém e pedia uma transferência de dinheiro via PIX para libertá-la. O Golpista informou que estava na casa da filha com uma arma na cabeça dela e queria saber o quanto a idosa tinha em dinheiro na conta, exigindo ainda que transferisse no mínimo R$ 1.000,00. A idosa ouviu gritos no telefone e informou que a voz era semelhante a da sua filha.

Em desespero e debaixo de forte chuva, a idosa buscou socorro junto ao seu vizinho, Policial Militar, acreditando que sua filha estava nas mãos de marginais em sua residência. As equipes de policiamento foram acionadas e diligenciaram até a casa da filha da idosa, confirmando que ela estava bem e que se tratava de uma tentativa de golpe.

A filha foi levada de viatura até a residência da genitora para tranquilizá-la. Com a ação rápida da PM, não houve a transferência do dinheiro.

A Polícia Militar orienta as pessoas que forem vítimas desses golpes a manterem a calma e, na medida do possível, ligar para o telefone 190  para obter o auxílio de uma equipe de serviço.

É importante, durante a comunicação com o golpista, escutar muito e falar pouco. Deve-se prestar atenção no que o golpista fala, para verificar se há contradição com informações transmitidas.

Evite a transferência de dinheiro em um primeiro momento e aguarde a chegada da Polícia Militar. O fato foi registrado em boletim de ocorrência.